Vista do Monte Fuji - Getty Images
Monte Fuji

Japão: Para afastar visitantes, cidade instala barreira em vista do Monte Fuji

Desde o fim das restrições da pandemia da covid-19, o país tem recebido um número recorde de turistas, desagradando à população

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/05/2024, às 18h52

Nesta terça-feira, 21, as autoridades da cidade japonesa de Fujikawaguchiko instalaram uma barreira para bloquear a vista do Monte Fuji. A construção foi feita visando desestimular turistas atraídos pelo lugar perfeito para a foto "instagramável", o que acaba por tirar a paz dos moradores.

Logo pela manhã, uma equipe de funcionários da prefeitura começou a instalar uma malha densa de 2,5 metros de altura e 20 metros de comprimento em vários postes, concluindo o trabalho por volta do meio-dia.

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, essa medida foi anunciada em abril pela administração municipal, em resposta ao incômodo causado e ao comportamento considerado "incivilizado" de muitos turistas que frequentam a área.

Na cidade, há muitos pontos para capturar a emblemática montanha em fotos, no entanto, o local se destacou porque a imponente silhueta do vulcão se eleva sobre uma loja de conveniência Lawson, um marco no país. 

Isso atraiu uma série de turistas que lotaram a estreita calçada em frente à loja, e desrespeitando as áreas designadas para fumar, cruzando a rua quando o sinal estava vermelho e até mesmo subindo no telhado de uma clínica odontológica em busca dos melhores ângulos para fotografar.

É uma pena porque é realmente uma fotografia icônica. Mas é totalmente compreensível, porque a vista atraiu muita gente num local bastante perigoso, com a autoestrada mesmo ao lado”, admitiu Christina Roys, uma turista neozelandesa de 36 anos, que estava no local na manhã de terça-feira. 

Invasão

Desde o levantamento das restrições da pandemia de covid-19, o turismo no Japão tem alcançado números sem precedentes. No entanto, esse aumento no fluxo de visitantes tem gerado tensões com a população local, devido ao excesso de turistas e ao surgimento de comportamentos inadequados.

As autoridades estão tomando medidas para lidar com esses problemas. No Monte Fuji, por exemplo, as autoridades planejam impor uma taxa de acesso e uma taxa diária máxima a partir deste verão na principal rota de caminhada até o cume do vulcão.

Além disso, em Kyoto, os turistas foram proibidos de acessar as vielas do bairro das gueixas, após incidentes de visitantes assediando as mulheres locais para tirar fotografias.

Japão ponto turístico Monte Fuji Turistas barreira restrições

Leia também

Mulher tem surpresa ao comprar vaso em brechó por apenas 4 dólares


Príncipe William e Kate Middleton planejam encorajar os filhos 'a saírem' da realeza, diz fonte


Princesa Charlotte, filha de William e Kate, teria 'devolvido' presente luxuoso


Armadura romana de 1.500 anos, descoberta na Turquia, é restaurada


'Os Simpsons' previu: Peixe de três olhos é encontrado na Groenlândia


William ‘estava certo’ ao ‘avisar’ Harry sobre romance com Meghan Markle, diz especialista