A pedra encontrada possui desenhos e figuras relativas ao início da escrita maia - Ministério da Cultura e Esporte da Guatemala
América do Sul

Lápide de 2.000 anos da Guatemala dá pistas sobre mistério da escrita dos maias

A descoberta é uma ferramenta importante para acompanhar a evolução da linguagem visual maia usada na Mesoamérica

Wallacy Ferrari Publicado em 11/03/2020, às 07h00 - Atualizado às 07h56

Uma lápide, com a numeração 87, foi encontrada no sítio arqueológico de Tak'alik Ab'Aj, na Guatemala, em setembro de 2018. Após analisada, a equipe de pesquisadores acredita que o objeto foi confeccionado há aproximadamente 2.100 anos. A descoberta só foi divulgada em agora pois havia a necessidade de certificar a origem histórica do item.

Suas características de escultura e as formas representadas são semelhantes a um texto maia mais simples, possivelmente ainda em desenvolvimento. A região que a lápide foi encontrada foi habitada pelos olmecas e maias, em cerca de 100 a.C., porém, somente os maias continuaram a desenvolver culturas específicas.

A transição cultural entre a cultura olmeca para maia ocorreu entre 700 até 400 a.C. e tem sido acompanhada por meio de itens descobertos no sitio arqueológico; em 2012, uma tumba, que acreditam ter pertencido a um poderoso rei, serviu como uma ferramenta para ver a transição e desenvolvimento linguístico dos maias.

O presidente da Guatemala Alejandro Giammattei e o especialista alemão Nikolai Grube fizeram uma conferência para dialogar sobre a importância da descoberta e pediu à Unesco para reconhecer o sitio como Patrimônio Cultural da Humanidade. “A grande importância da lápide 87 reside no fato de ser um exemplo do desenvolvimento da escrita na Mesoamérica”, afirmou Alejandro.

México comunicação Guatemala arqueologia Escrita América Maia pedra

Leia também

Descubra a causa de morte de O.J. Simpson


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Descoberta: Vestígios de humanos pré-históricos são encontrados em antiga caverna de lava


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Brasileira viraliza ao publicar vídeo abordando sobre 'mau cheiro' de europeus


França recebe pedido para que Mona Lisa seja 'eliminada' do acervo do Louvre