Celso Amorim, ex-chanceler do Brasil, no Fórum Econômico Mundial de Davos em 2007 - Annette Boutellier/World Economic Forum/Flickr
Brasil

Lula enviará ex-chanceler Celso Amorim para falar com Zelensky na Ucrânia

Amorim, assessor especial da Presidência, terá um encontro com o presidente da Ucrânia depois de já ter se encontrado com Putin

Redação Publicado em 26/04/2023, às 15h09

O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta última quarta-feira, 26, que vai enviar o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim para a Ucrânia em uma missão para se reunir com o presidente do país em guerra com a Rússia, Volodymyr Zelesnky. As informações são do UOL.

No início do mês de abril, o antigo ministro das Relações Exteriores do Brasil, atual assessor especial da Presidência, foi para a Rússia se reunir com o presidente do país, Vladimir Putin. Poucos dias depois, o chanceler russo, Serguei Lavrov, veio em viagem ao Brasil e foi recebido pelo próprio presidente Lula.

Em sua visita à Europa, Lula tem ajustado o tom de suas declarações sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, depois de ter declarado que ambos os países eram responsáveis pela guerra e os EUA e a União Europeia não colaboravam para o fim da disputa violenta.

Mediação

Em sua viagem a Portugal e à Espanha, o presidente brasileiro reconheceu a "agressão à integridade territorial" da Ucrânia pela Rússia. Ele afirmou que o Brasil é neutro, mas que quer ter um papel de mediador, para levar à paz.

Lula chegou à Europa no último dia 22, cumprindo algumas agendas em Lisboa, onde o Secretário-Geral da Presidência, Márcio Macedo, anunciou a representantes da sociedade ucraniana que o país seria visitado pelo ex-chanceler Amorim.

Nesta quarta-feira, 26, o chefe do Executivo do Brasil e Pedro Sanchéz, o presidente da Espanha, assinaram três acordos: um sobre cooperação no ensino superior universitário, um sobre cooperação entre os Ministérios de Trabalho de ambos os países e uma carta de intenções sobre planos dos países para as ciências e as tecnologias.

Celso Amorim é um diplomata brasileiro de 80 anos filiado ao PT. Ele atuou como chanceler do Brasil durante os governos de Itamar Franco e durante os dois primeiros mandatos de Lula. Ele também serviu como ministro da Defesa no primeiro governo Dilma.

Brasil Rússia Ucrânia Lula Guerra da Ucrânia Zelesnky Celso Amorim

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência