Lula em coletiva de imprensa (2021) - Getty Images
Brasil

Lula ironiza visita de Bolsonaro à Putin: “Parece até uma piada”

Segundo petista, o atual presidente ‘mentiu’ ao justificar visita como uma missão. “Até hoje a gente não sabe o que ele foi fazer lá”

Fabio Previdelli Publicado em 24/02/2022, às 14h36

Horas após o presidente Vladimir Putin dar sinal verde para que o Exército russo invadisse a Ucrânia, o ex-presidente Lula recordou e ironizou a visita que Jair Bolsonaro fez à Putin há alguns dias. 

Parece até uma piada, o Bolsonaro foi lá dizendo que ia resolver a paz e agora eu acho que é importante mandar ele lá pra Ucrânia pra ver se ele consegue resolver o problema lá”, disse o petista, que poderá ser concorrente de Bolsonaro nas próximas eleições presidenciais. 

“Como o Bolsonaro adora contar mentira, fazer fake news, ele foi lá e tentou passar pra sociedade que ele foi lá numa missão, ou seja, até hoje a gente não sabe o que ele foi fazer lá”, completou o petista, que foi entrevistado pela Rádio Luziânia.

O encontro com Putin

No último dia 16 de fevereiro, quarta-feira da semana passada, o presidente Jair Bolsonaro se encontrou com Vladimir Putin no Kremlin. Na ocasião, o brasileiro declarou que o Brasil é solidário à Rússia e que os dois países têm "muito a colaborar em várias áreas". 

Estou muito feliz e honrado pelo seu convite. Somos solidários à Rússia. Muito a colaborar em várias áreas. Defesa, petróleo e gás, agricultura. As reuniões estão acontecendo. Tenho certeza que até mesmo essa passagem por aqui são o retrato para o mundo de que nós podemos crescer muito com as nossas relações bilaterais", disse Bolsonaro.

De acordo com informações do portal de notícias G1, Putin respondeu o chefe de Estado afirmando que o Brasil é o principal parceiro comercial da Rússia em toda a América Latina.

"Estamos retomando as relações que foram interrompidas pela pandemia. Os principais ministros do seu governo visitaram Moscou. Hoje [dia 16], foi realizado um encontro com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa. Trabalhamos ativamente nos fóruns internacionais", declarou o líder russo, segundo a fonte.

"É uma alegria recebê-lo e espero que nosso encontro seja produtivo. O Brasil é o principal parceiro comercial na região da América Latina. Bem-vindo", completou o presidente Putin.

Europa guerra Rússia notícias Vladimir Putin Ucrânia Invasão Política encontro Bolsonaro Lula

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada