Taj Mahal, em Uttar Pradesh - Imagem de D Mz por Pixabay
Índia

Mais de 30 pessoas morrem por suspeita de insolação na Índia

Muitas das vítimas trabalhavam na organização das eleições nacionais; país asiático vem registrando temperaturas recordes nos últimos dias

Giovanna Gomes Publicado em 31/05/2024, às 19h01

Ao menos 33 pessoas morreram na Índia por suspeita de insolação, conforme informaram autoridades locais nesta sexta-feira, 31.

O país, que vem passando por um verão extremamente quente, registrou em sua capital, Déli, a temperatura mais alta da história do país — 52,9º Celsius —, esta semana.

De acordo com a agência Reuters, quatorze pessoas morreram somente no estado de Bihar na quinta-feira, incluindo 10 pessoas envolvidas na organização das eleições nacionais.

Como explicou a fonte, funcionários eleitorais precisam geralmente ficar de plantão o dia todo, muitas vezes ao ar livre. No Estado de Uttar Pradesh, foram nove óbitos de funcionários eleitorais, entre os quais estavam seguranças.

Comunicado

Além dessas, outras dez mortes foram registradas no hospital do governo na região de Rourkela, em Odisha, na quinta-feira. Por esse motivo, o governo de Odisha emitiu um comunicado desaconselhando atividades ao ar livre entre 11h e 15h, quando as temperaturas atingem o pico. Segundo as autoridades locais, a onda de calor na região deve continuar até este sábado.

Índia mortes temperatura insolação onda de calor

Leia também

Dois recipientes roubados com material radioativo são encontrados em SP


Arqueólogos desenterram o que pode ser o maior cemitério pré-histórico da Europa


Cravada em rocha de penhasco por 1.300 anos, 'excalibur' francesa é roubada


Jovens que se conheceram pelas redes sociais descobrem que são gêmeas


Pesquisadores encontram 'tesouros' em naufrágio de 2.000 anos


Rosto do faraó Ramsés II é recriado em 3D a partir de múmia