Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

Cravada em rocha de penhasco por 1.300 anos, 'excalibur' francesa é roubada

Segundo a lenda, a espada Durandal permaneceu alojada na rocha de um penhasco, a cerca de 30 metros do chão, por 1.300 anos; mas, nos últimos dias, foi roubada

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 03/07/2024, às 10h57 - Atualizado em 05/07/2024, às 19h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A espada Durandal cravada em rocha - Simone Ramella via Creative Commons
A espada Durandal cravada em rocha - Simone Ramella via Creative Commons

A pequena cidade medieval de Rocamadour, no sudoeste da França, perdeu recentemente uma de suas atrações principais: uma antiga espada conhecida como a versão francesa da lendária 'excalibur' do rei Arthur.

+ Arqueólogos desvendam origem da 'Excalibur' encontrada na Espanha

A espada Durandal, conforme a tradição local, permaneceu alojada em uma rocha por 1.300 anos. Mas nos últimos dias, informou o The Telegraph, ela desapareceu de maneira misteriosa. 

Acredita-se que o item histórico pertenceu a Roland, um cavaleiro semilendário que lutou bravamente por Carlos Magno no século 8. Agora, as autoridades de Rocamadour iniciaram uma investigação sobre o desaparecimento do artefato, que foi arrancado de seu lugar na parede de um penhasco a cerca de 30 metros do chão.

A espada de Durandal - Patrick Clenet via Wikimedia Commons

A 'Excalibur' francesa

Segundo a lenda local, Durandal era uma espada indestrutível e a mais afiada do mundo, capaz de cortar pedra com um único golpe. Suas qualidades mágicas foram descritas em um poema épico do século 11, intitulado 'A Canção de Roland'. 

Escrito em francês antigo, o texto é a mais antiga obra da literatura francesa que sobreviveu ao tempo. Sua única cópia está escondida na Biblioteca Bodleiana em Oxford, relatou o The Telegraph.

Ainda de acordo com a lenda, Carlos Magno recebeu Durandal de um anjo antes de presenteá-la ao seu melhor soldado. Roland, por sua vez, antes de sua valente morte na Batalha de Roncesvales, tentou quebrar a espada nas rochas para impedir que ela caísse nas mãos de seus inimigos — mas nem mesmo ele conseguiu destruir o objeto.

A lenda aponta que o cavaleiro jogou o artefato no ar e ela viajou centenas de quilômetros antes de cair no penhasco em Rocamadour. Seu desaparecimento devastou os moradores da região. 

"Vamos sentir falta de Durandal. Faz parte de Rocamadour há séculos, e não há um guia que não a indique quando a visita", disse o prefeito Dominique Lenfant ao La Dépêche, um jornal francês.

Rocamadour sente que foi roubada de uma parte de si mesma, mas mesmo que seja uma lenda, os destinos da nossa aldeia e desta espada estão interligados", acrescentou.

Agora, a polícia de Rocamadour está tentando determinar como alguém conseguiu escalar 30 metros de uma rocha íngreme para roubar a espada.