Objetos encontrados na Polônia - Divulgação
Segunda Guerra Mundial

Mais de 4,7 mil armamentos da 2ª Guerra Mundial são encontrados na Polônia

Os artefatos, que datam da Segunda Guerra, foram encontrados por uma equipe de soldados na península Westerplatte, em Gdańsk

Giovanna Gomes Publicado em 17/06/2024, às 12h24 - Atualizado em 19/06/2024, às 09h56

Mais de 4.700 objetos perigosos da 2ª Guerra Mundial foram encontrados por uma equipe de soldados na península Westerplatte, em Gdańsk, na Polônia. A missão, que começou em 2016, também identificou 3.800 artefatos históricos datados do século 18 ao pós-guerra.

Localizada na foz do rio Dead Vistula na costa do Mar Báltico, a península foi palco da Batalha de Westerplatte em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia.

Segundo informações da revista Galileu, a escavação da área de Westerplatte foi liderada pelo Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdańsk, que trabalhou com membros do 43º Batalhão de Solapadores Navais e uma equipe de arqueólogos para supervisão e documentação dos artefatos encontrados.

Conforme informou Filip Kuczma, chefe do Departamento Arqueológico do Museu da Segunda Guerra em Gdańsk, foram encontradas três aeronaves bomba, estando uma delas localizada 30 cm abaixo da superfície do solo e pesando 500 kg. Além disso, foram identificados cerca de 200 projéteis de artilharia, granadas, fusíveis e elementos de munição para armas pequenas.

Buscas paralelas

As buscas paralelas por monumentos resultaram ainda na descoberta de 3.800 objetos relacionados à história de Westerplatte, desde o século 18 até os tempos pós-guerra. Entre esses itens estão balas de canhão, cartuchos de mosquete, moedas, pratos, telhas, restos de uniformes e armas, partes da infraestrutura ferroviária e selos de chumbo.

Segunda Guerra Polônia artefatos objetos perigosos Gdańsk

Leia também

"Praia dos Ossos": Podcast sobre o caso Ângela Diniz vira série no streaming


Príncipe Harry é obrigado a fornecer mais provas em processo contra jornal


O que revelou a análise dos balões enviados com fezes para a Coreia do Sul?


Holandeses criam maior bicicleta do mundo, com 55 metros


SP: Projeto contra a doação de alimentos para moradores de rua é suspenso


Harry e Meghan Markle estão 'desesperados' para reatarem laços com Kate Middleton