Na imagem, pessoas em mesquita localizada em Paris - Getty Images
França

Mesquita acusada de antissemitismo será fechada na França

A instituição religiosa localizada em Cannes é a terceira a ser fechada em poucos meses

Redação Publicado em 12/01/2022, às 11h09

O governo da França anunciou o fechamento de uma mesquita localizada na cidade de Cannes, nesta quarta-feira, 12. Segundo as autoridades, a instituição é acusada de realizar "comentários antissemitas". 

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, afirmou em entrevista ao canal CNews, que dos "mais de 2.500 locais de culto muçulmanos", 70 estão "radicalizados". Esta é a terceira mesquita fechada no país europeu nos últimos meses.

De acordo com a AFP, o ministério chegou a declarar, em dezembro do ano passado, que 21 locais tidos como radicalizados estavam "atualmente fechados, por prescrição administrativa, por decisão judicial, por mudança (no valor) do aluguel, por obras, ou por fechamento administrativo".

Além disso, outras cinco mesquitas (incluindo a de Cannes) estariam "sob investigação" e, portanto, sujeitas à possibilidade de serem fechadas. "Fechamos (...) porque a acusamos de comentários antissemitas, de apoio à CCIF e à BarakaCity", afirmou Darmanin.

De acordo com o ministro, as duas associações citadas, promovem o islamismo. Elas foram dissolvidas no final do ano de 2020, após o assassinato do professor de história e geografia, Samuel Paty, por um islamista em uma região próxima a Paris.

França antissemitismo Mesquita Cannes fechar fechada

Leia também

Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações