Esqueletos encontrados na Grã-Bretanha - Divulgação / Wessex Archaeology
Arqueologia

Metade dos ancestrais dos britânicos migrou para a região há 3 mil anos

Estudo publicado na revista Nature indicou uma migração em massa para a Inglaterra e País de Gales há milhares de anos

Redação Publicado em 23/12/2021, às 07h19

Uma migração em massa ocorrida há 3 mil anos substituiu metade da ancestralidade da Grã-Bretanha. É o que diz um novo estudo promovido por uma equipe internacional de pesquisadores e que foi publicado na revista Nature na última quarta-feira, 22.

A pesquisa analisou o DNA de 793 indivíduos que viveram na Idade do Bronze na região. O período teve início por volta de 2.000 aC e durou quase 1.500 anos. O resultados apontam para a seguinte constatação: as pessoas que se mudaram para o sul da Grã-Bretanha por volta de 1300 aC a 800 aC foram responsáveis ​​por cerca de metade da ancestralidade genética das populações que viriam a seguir.  

De acordo com informações do Daily Mail, não é possivel afirmar com certeza de quais localidades partiram esses migrantes, mas tudo indica que eles teriam partido de comunidades na França e outras regiões próximas. Ainda não se sabe, porém, o que teria motivado essa migração nem quantos indivíduos participaram da mesma. 

"Há muito tempo suspeitamos, com base em padrões de comércio e ideologias compartilhadas, que a Idade do Bronze Final foi uma época de intensos contatos entre as comunidades na Grã-Bretanha e na Europa", disse um dos autores do estudo, o professor Ian Armit, da Universidade de York. 

"Embora possamos ter pensado que a mobilidade de longa distância era restrita a alguns indivíduos, como comerciantes ou pequenos grupos de guerreiros, esta nova evidência de DNA mostra que um número considerável de pessoas estava se movendo, em todo o espectro da sociedade", finalizou. 

Confira aqui o estudo completo.

França Reino Unido estudo Grã-Bretanha Migração massa

Leia também

Mãe de Isabella reage à liberdade de Alexandre Nardoni: ‘Lamentável’


Equipes de buscas encontram corpo de última vítima de desabamento de ponte nos EUA


Brasileira nos EUA viraliza ao mostrar itens que são jogados fora pelos americanos


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria