Imagem de uma réplica do navio Endeavour - Divulgação/Museu Marítimo Nacional Australiano
Capitão Cook

Museu identifica naufrágio como o Endeavour, o navio do Capitão Cook

Navio naufragado encontrado na costa dos EUA seria o lendário Endeavour, utilizado por James Cook em suas viagens pelo Pacífico Sul

Giovanna Gomes Publicado em 23/11/2023, às 15h18 - Atualizado em 24/11/2023, às 10h16

Cientistas marítimos australianos reforçaram as alegações de que um naufrágio encontrado na costa dos EUA é o Endeavour, navio do Capitão Cook usado em suas explorações pelo Pacífico Sul.

A primeira declaração feita pelo Museu Marítimo Nacional Australiano afirmando que o naufrágio, localizado em Newport Harbour, Rhode Island, seria a embarcação Endeavour se deu em fevereiro de 2022.

Agora, a instituição anunciou que um poço de bombeamento e uma seção da proa do navio fornecem evidências adicionais sobre a identidade da embarcação. As informações são do portal ABC News.

Características únicas

Apesar de críticas de especialistas americanos, o museu reafirmou suas alegações, destacando a correspondência com as características únicas do navio do Capitão Cook.

"A pesquisa adicional feita por nossos arqueólogos marítimos que levou à identificação do poço da bomba, que por sua vez permitiu clareza sobre a posição física final do naufrágio e a articulação da quilha-haste, fornece mais evidências sobre a identidade do naufrágio", disse Daryl Karp, a diretora do Museu Marítimo. O relatório final será divulgado em 2024.

O Endeavour, usado por James Cook entre 1768-1770, foi renomeado Lord Sandwich e acabou afundando em 1778 durante a Guerra da Independência Americana.

EUA Naufrágio notícias navio pacífico capitão Cook

Leia também

Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência


Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história