Fotografia da Rainha Elizabeth II - Getty Images
Mundo

Não é verdade que Elizabeth II estaria sendo tratada da covid-19 com ivermectina

Logo depois que o Palácio de Buckingham confirmou a infecção da monarca, surgiram boatos sobre o suposto tratamento. Entenda!

Redação Publicado em 22/02/2022, às 20h00

No último domingo, 20, o Palácio de Buckingham informou, em nota oficial, que a Rainha Elizabeth II, de 95 anos, testou positivo para o coronavírus. Pouco tempo depois, então, notícias falsas de que a monarca estaria se tratando com a ivermectina surgiram nas redes sociais brasileiras, principalmente em veículos com discurso antivacina.

Segundo o site do Brasil de Fato, tudo começou quando um portal negacionista da Austrália repercutiu um vídeo na última segunda-feira, 21, afirmando que a reportagem seria a prova de que a rainha estaria usando a Ivermectina para tratar a covid-19.

Na matéria, veiculada inicialmente pelo programa A Current Affair, do canal Channel 9, o médico Mukesh Haikerwall fala dos benefícios de novos medicamentos no tratamento do Coronavírus em idosos. O problema é que, em determinado momento da entrevista, uma imagem do remédio Stromectol, que contém ivermectina, aparece na tela.

Foi assim que, embasado pela reportagem, o site negacionista afirmou que Haikerwall apoia a substância — ainda que o especialista não tenha citado a ivermectina durante seu discurso. Mais tarde, depois que os boatos chegaram ao Brasil, surgiram teorias de que a Rainha Elizabeth II estaria se tratando com o medicamento.

Nesse sentido, até mesmo a deputada federal Carla Zambelli teria transmitido o boato. De acordo com o Brasil de Fato, ela afirmou que, "segundo o Canal 9 australiano, a rainha está sendo tratada com Stromectol". Diversos perfis nas redes sociais, contudo, pontuaram que a fake news sobre a monarca não se passava de uma piada, um 'meme'.

Diante da onda de falsas informações, no entanto, a reportagem com Haikerwall foi retirada do ar e o profissional posicionou-se publicamente. Em suas redes sociais, o médico afirmou que a ivermectina não faz parte do tratamento da Covid-19 na Austrália e que as "imagens foram inadvertidamente inseridas no vídeo e serão removidas”.

Fake News notícia tratamento rainha elizabeth ii coronavírus covid-19 Ivermectina

Leia também

Sobrinha do 'tio Paulo' comenta caso após ser solta: 'Eu não percebi'


Putin ordena exercícios militares com armas nucleares a suas tropas


Imagens da superfície do Sol são registradas por sonda


A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada