Balão estratosférico que será instalado pela NASA - Divulgação/NASA/ Goddard Space Flight Center Conceptual Image Lab/Michael Lentz
Espaço

NASA irá colocar balão do tamanho de um estádio na estratosfera

O lançamento desse projeto curioso está marcado para dezembro de 2023

Vanessa Centamori Publicado em 25/07/2020, às 13h38

A NASA anunciou um plano curioso de colocar um balão inflado com hélio na estratosfera da Terra. A intenção será instalar na estrutura um telescópio de 2,5 metros para observar a formação de estrelas e explosões de supernovas, tendo como foco especial a Nebulosa Carina, que forma os corpos celestes luminosos na Via Láctea. 

O balão de 150 metros de largura terá mais ou menos o tamanho de um estádio e alcançará uma altitude fenomenal de 40 quilômetros. O telescópio acoplado nele será chamado de ASTHROS e é equipado com um espelho, lentes, uma antena parabólica, detectores de luz infravermelha e até um refrigerador. 

O telescópio medirá dados sobre os gases ao redor das estrelas recém-nascidas e detectará certos tipos de íons de nitrogênio. "Esses íons de nitrogênio podem revelar lugares onde ventos de estrelas massivas e explosões de supernovas remodelaram as nuvens de gás nessas regiões de formação de estrelas", explicou a NASA, em comunicado

A previsão é que o ASTHROS dê duas ou três voltas ao redor do Polo Sul da Terra durante três a quatro semanas, movido pelos ventos estratosféricos. O lançamento do balão ocorrerá a partir da Antártica, em dezembro de 2023. 

ciência descoberta Nasa Espaço balão notícia astronomia astrônomos

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!