Guerreiro - Getty Images
Idade do Ferro

Jovem guerreiro da Idade do Ferro morreu duas vezes

A sepultura do século 3 a.C. continha um dos mais completos esqueletos já encontrados na Inglaterra

Alana Sousa Publicado em 12/12/2018, às 11h43 - Atualizado às 14h32

Em um túmulo datado do século 3 a.C, em Yorkshire, na Inglaterra, foram encontrados dois esqueletos em situações bem mais complexas que o usual. A equipe inglesa da empresa MAP Prática Arqueológica descreve a descoberta como “um dos mais completos enterros de cadáveres já descobertos”.

No primeiro túmulo, havia os restos de um jovem guerreiro da Idade do Ferro, que morreu entre seus 17 e 25 anos, aparentemente de causas naturais. Mas seu enterro não foi nada natural.

O esqueleto do guerreiro Reprodução

O grupo aponta que o corpo deste guerreiro foi atacado e espancado antes de ser enterrado, além de apresentar sinais de que um ritual fúnebre foi elaborado. O exame também mostrou que ele foi perfurado por nove lanças, e seu cérebro foi esmagado com um golpe. Como as feridas foram infligidas depois da morte, uma explicação dada é que pode ter sido para evitar que ele ressuscitasse dos mortos (razão muito comum em suspeitas de pessoas que eram “vampiras”) ou para honrar sua vida de guerreiro e morrer uma morte de batalha.

 O segundo túmulo revelou o esqueleto de um homem mais velho, entre 60 e 70 anos, que foi enterrado junto com sua carruagem e 2 cavalos. Pela posição que os animais estavam, eles podem ter sido enterrados vivos.

O esqueleto enterrado com dois cavalo decapitados Reprodução

A suspeita dos arqueólogos é que os cavalos tenham sido jogados com vida e enterrados até a altura do pescoço, com suas cabeças para fora. O mais perturbador é que as duas cabeças foram decapitadas após o enterro, e possivelmente deixadas de guarda no topo da sepultura.

“Ambos ainda estavam em pé e foram colocados como se estivessem em movimento, como se estivessem saltando do túmulo. Parecia que seus crânios foram removidos séculos atrás”, diz Paula Ware, diretora do projeto.

Inglaterra Antiguidade descoberta arqueologia Esqueletos Idade do Ferro

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria