Ancestral pré-histórico da tartaruga - Reprodução
Arqueologia

Encontrado câncer de osso em fóssil de 240 milhões de anos

O ancestral pré-histórico das tartarugas apresentou a mais antiga evidência de um tumor maligno em um amniota

Alana Sousa Publicado em 13/02/2019, às 17h00

Um fóssil de 240 milhões de anos da tartaruga-caule- sem-fim (Pappochelys rosinae), um ancestral pré-histórico das tartarugas, foi recuperado no sudoeste da Alemanha em 2013. Entretanto, apenas agora foi concluída uma pesquisa feita pela equipe de paleontologistas que estudaram afundo o osso do animal. Os resultados foram publicados na revista médica JAMA Oncology.

A análise foi feita a partir de uma micro tomografia computadorizada, uma técnica de imagem que fornece uma visão tridimensional detalhada dentro de um objeto. A decisão de submeter o osso encontrado, o fêmur esquerdo, veio após detectar algo de anormal presente no fóssil. "Quando vimos que isso não era uma ruptura ou uma infecção, começamos a procurar outras doenças causadoras de crescimento", conta Yara Haridy, paleontóloga do Museu Humboldt, em Berlim.

Câncer ósseo maligno;Reprodução

O que os resultados mostraram foi a evidência mais antiga de câncer de osso já detectada em um amniota - grupo que inclui mamíferos, aves e répteis. O tumor maligno chamado de osteossarcoma periosteal confirma que antigos animais do período Triássico tinham câncer. “É quase óbvio que os animais antigos teriam câncer, mas é muito raro encontrarmos evidências”, explica Haridy.

O tumor, que é bem parecido com um tumor humano, é uma descoberta histórica, e que mostra “uma vulnerabilidade à mutação profundamente enraizada em nosso DNA”, finaliza Haridy.

ciência Alemanha História descoberta Pré-história fóssil doença animal

Leia também

Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei


Maior rival de Senna, Alain Prost posta homenagem ao piloto que faleceu há 30 anos


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Antigo ambiente similar com a Terra em Marte é descoberto a partir de novos achados


Justiça manda soltar mulher que levou idoso morto ao banco para retirar empréstimo


40 anos depois, Drew Barrymore relembra infância no set de E.T. em novo vídeo