Fotografia mostrando Nova York nesta quarta-feira, 7 - Getty Images
Nova York

Nova York se torna uma das cidades com pior qualidade de ar do mundo após incêndios

A fumaça gerada por queimadas acontecendo no Canadá poluiu o ar de algumas regiões dos EUA; entenda!

Redação Publicado em 07/06/2023, às 14h17

O Canadá vive atualmente uma intensa temporada de queimadas florestais que já soma mais de 250 focos de incêndio e colocou diversas partes da nação em estado de emergência. 

A devastação causada pelo fogo não apenas está afetando a população canadense — que em determinados casos precisou ser evacuada em massa devido à proximidade com as chamas —, mas também os moradores de algumas regiões dos Estados Unidos. 

Isso pois a fumaça e as cinzas liberadas pela vegetação em combustão viajaram até o território vizinho, envolvendo locais como a cidade de Nova York em uma névoa cinzenta nesta quarta-feira, 7.

A poluição foi tanta que, segundo as medições em tempo real do portal IQAir World Air Quality Index, a capital do estado de Nova York pode ser considerada, no momento, como uma das cidades com pior qualidade de ar do mundo, conforme informou a CNN. 

Em reação à situação excepcional, o Serviço Nacional de Meteorologia da região chegou a aconselhar os nova iorquinos a evitarem praticarem atividades físicas ao ar livre enquanto a fumaça não é arrastada para outra parte do país pelas correntes de ar — o que está previsto para acontecer por volta da próxima sexta-feira, 9. 

Quebec 

Os gases e cinzas que atingiram Nova York, vale mencionar, teriam vindo principalmente do Quebec, que é uma das províncias canadenses que mais está sofrendo com as chamas.  

Um detalhe relevante, no entanto, é que essa província não costuma ser afetada pelos incêndios florestais do Canadá. As circunstâncias inusuais foram abordadas por François Bonnadel, o ministro de Segurança Pública do Quebec, em uma declaração repercutida pelo O Globo: 

Estamos experimentando uma situação nunca antes vista em toda a Quebec. No oeste do Canadá costuma haver muitos incêndios florestais. Em Quebec, não. Mas, agora, tudo está ardendo em chamas", observou ele. 

Outra informação importante é que muitas das queimadas teriam começado devido a erros humanos, segundo as autoridades da nação. 

Estados Unidos notícias Canadá poluição fumaça qualidade de ar

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência