Ilustração de asteroide - Divulgação / NASA
Espaço

O que diz a Nasa sobre o asteroide de quase 2 km que passará 'próximo' à Terra?

Entenda por que o objeto está sendo classificado como "potencialmente perigoso"

Redação Publicado em 26/05/2022, às 11h16

Um imenso asteroide com cerca de 1,8 km de diâmetro irá passar relativamente próximo à Terra na próxima sexta-feira, 27, conforme apontam cientistas da NASA. Apesar disso, a passagem do corpo celeste não é motivo para preocuações.

"Não há chance alguma de que este asteroide possa impactar a Terra. De fato, o sobrevoo de 27 de maio é o mais próximo que este asteroide se aproximará da Terra em pelo menos 2 séculos", explicou Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near Earth Object Studies) da Nasa.

Classificação do objeto

De acordo com o G1, o 7335 (1989 JA), como é chamado o asteroide em questão, passará a cerca de 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, a 4 milhões de quilômetros, e foi classificado como Potencialmente Perigoso (PHA).

Contudo, como explica o astrônomo Pedro Bernardinelli, "a ideia não é assustar, mas chamar atenção ao objeto para observadores". Ele, quem foi um dos responsáveis pela descoberta do cometa de maior núcleo já visto, declarou que essa técnica de nomeação é importante para os cientistas entenderem e medirem a órbita dos objetos observados.

"A definição de PHA é basicamente qualquer objeto que vai passar a menos de 0.05 unidades astronômicas (1ua = distancia Terra-Sol) da Terra", destacou. "Então é meio que um jeito de falar que esse é um objeto que vale a pena ser medido para poder fazer esse tipo de coisa".

Nasa Terra notícias Espaço astronomia asteroide perigoso

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!