Jair Bolsonaro, em agosto de 2020 - Getty Images
Brasil

ONG afirma que Bolsonaro ameaça democracia brasileira: ‘Está cada vez mais hostil ao sistema democrático’

Em relatório, a Human Rights Watch comentou atitudes do presidente

Redação Publicado em 16/09/2021, às 07h14 - Atualizado às 08h20

De acordo com um relatório divulgado pela organização não-governamental Human Rights Watch, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está ameaçando os pilares da democracia do país. As informações foram publicadas pelo portal G1.

Segundo o documento, Bolsonaro ameaça a democracia através de seus discursos, quando ataca o Supremo Tribunal Federal, quando ameaça as eleições presidenciais de 2022 e quando viola a liberdade de expressão de seus opositores.

O diretor da divisão das Américas da Human Rights Watch, Miguel Vivanco, afirmou que o governante brasileiro é um “apologista da ditadura militar” que “está cada vez mais hostil ao sistema democrático”.

“Ele está usando uma mistura de insultos e ameaças para intimidar a Suprema Corte, responsável por conduzir as investigações sobre sua conduta, e com suas alegações infundadas de fraude eleitoral parece estar preparando as bases para tentar cancelar as eleições do próximo ano ou contestar a decisão da população se ele não for reeleito”, pontua Miguel.

No Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, Bolsonaro realizou um discurso e afirmou que não iria acatar as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes e ameaçou o STF.

“Ou o chefe desse poder enquadra o seu ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos", disse o presidente na ocasião.
Brasil notícias Democracia Bolsonaro relatório ONG

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto