O vulcão Kilauea em erupção - Divulgação / Youtube / APF
Ciência

Origem do vulcão Kilauea é revelada em novo estudo

A pesquisa foi publicada este mês na revista Nature Communications

Redação Publicado em 31/05/2022, às 13h28

Um estudo publicado no dia 26 de maio na revista Nature Communications apontou, pela pela primeira vez, a possível origem do vulcão Kilauea, um dos mais ativos do Havaí atualmente.

Localizado na costa sudeste do arquipélago, o vulcão, que tem entre 210 mil e 280 mil anos, teria emergido acima do nível do mar há cerca de 100 mil anos. De acordo com a revista Galileu, essa é ainda a primeira pesquisa a sugerir que vulcões havaianos nasceram a partir de câmaras de magma, que são piscinas de rocha líquida.

Analisando amostras

Segundo a fonte, os especialistas responsáveis pelo estudo utilizaram um novo método para analisar amostras dos produtos vulcânicos do Kilauea.

Exploramos a formação dessas amostras por meio de trabalho experimental, que envolveu a fusão de rochas sintéticas em altas temperaturas (acima 1100 ˚C) e pressões (acima 3 GPa)”, disse professora da Universidade Monash, Laura Miller, por meio de comunicado.

Além disso, o estudo apontou que a cristalização dos derretimentos vulcânicos havaianos indica que houve o desenvolvimento de uma câmara de magma profunda. Antes dessa pesquisa, acreditava-se que o processo teria se dado de maneira superficial.

vulcão origem estudo magma Kilauea ativo

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!