Pai e filho ilustrados no artigo em montagem com submersível da OceanGate - Divulgação / Vídeo / CNN / OceanGate
Submarino Titan

Pai e filho desistiram de viagem fatal em submarino rumo ao Titanic

Ambos manifestaram alívio em meio a tragédia que vitimou fatalmente 5 pessoas

Wallacy Ferrari Publicado em 24/06/2023, às 13h00 - Atualizado em 26/06/2023, às 11h16

O empresário Jay Bloom e seu filho Sean tomaram uma decisão que, posteriormente, provou ser a diferença entre a vida e a morte; poucas semanas antes da implosão fatal do submersível Titan, a dupla desistiu de suas passagens devido a preocupações com a segurança da embarcação.

Durante entrevista à emissora norte-americana CNN, eles expressaram suas inquietações sobre a capacidade do submersível de alcançar grandes profundidades oceânicas durante a viagem planejada. Os lugares deles acabaram sendo preenchidos por Shahzada e Suleman Dawood, pai e filho, que faleceram na embarcação.

Jay ainda acrescenta que Stockton Rush, CEO da OceanGate, chegou a apresentar o submersível para ele no início do ano, mas o olhar atento ativou um alerta no empresário, que ficou em dúvida sobre a capacidade da embarcação em alcançar grandes profundidades oceânicas.

Nos meses seguintes, eles trocaram mensagens de texto, que foram apresentadas durante a entrevista televisionada. Rush, tentando fechar o pacote com certa pressa, chegou a viajar para Las Vegas, onde Bloom mantém escritório, visando pressionar a compra, sem sucesso.

Ele estava tão apaixonado pelo projeto que ficou cego. [...] Ele não considerou as questões que eu e outros vimos como problemáticas, porque não se encaixavam em sua narrativa", acrescentou Jay.

Confirmação das mortes

Na última quinta-feira, 22, a OceanGate confirmou a morte dos cinco passageiros do submarino Titan, que partiu no domingo, 18, em expedição aos destroços do lendário RMS Titanic — afundado em abril de 1912 e que descansa há 3.800 metros de profundidade no fundo do Oceano Atlântico.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos relatou que o submersível passou por uma "implosão catastrófica" — o que levou ao esmagamento e à fragmentação dos corpos das cinco vítimas.

notícias marinha submersível Titan submarino Titan Guarda Costeira dos EUA implosão detecção

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência