Fotografia do Papa Francisco - Getty Images
Canadá

Papa pede desculpa aos indígenas canadenses: ‘Muito triste'

O pedido de desculpas do Papa Francisco se refere aos casos de abuso de crianças indígenas, em internatos gerenciados pela Igreja Católica

Penélope Coelho Publicado em 01/04/2022, às 11h33

Nesta sexta-feira, 1, o Papa Francisco realizou um pedido público de desculpas aos povos indígenas do Canadá. O pontífice se desculpou pelo sistema de internatos relacionados à Igreja Católica, onde crianças indígenas foram abusadas por cerca de 100 anos.

O caso em questão foi mundialmente revelado somente no ano passado, após o descobrimento de valas comuns com restos mortais de índios menores de idade, em solo canadense.

De acordo com informações publicadas pelo jornal O Globo, no último final de semana, Francisco participou de uma série de reuniões privadas com grupos de líderes de diversas nações indígenas do país.

Em discurso aos nativos, o religioso afirmou:

“Pelo comportamento deplorável desses membros da Igreja Católica, peço perdão a Deus e gostaria de dizer a vocês do fundo do meu coração que estou muito triste [...] Eu me junto aos meus irmãos bispos canadenses pedindo desculpas”.

O Papa continuou:

“Recebi, com muita tristeza no coração, as histórias de sofrimento, privação, tratamento discriminatório e diversas formas de abusos sofridos por vários de vocês, especialmente em internatos”.

Os líderes das comunidades indígenas, por sua vez, pedem para que o Papa realize o pedido de desculpas diretamente do Canadá. Segundo revelado na publicação, Francisco afirmou que gostaria de viajar ao país em julho deste ano.

Índios Religião Crianças notícias Canadá Papa Francisco desculpas

Leia também

Afinal, quantas pirâmides egípcias ainda existem?


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação