Imagens da captura do grande peixe mero de 300 kg encontrado no Pará - Reprodução/Vídeo/YouTube/@uol
Animais

Pescador do Pará encontra peixe gigante com 300 kg: 'Senhor das Pedras'

Vídeo de momento da captura do mero circulou nas redes sociais nesta semana; conhecido como "Senhor das Pedras", animal já foi encontrado morto

Redação Publicado em 25/11/2023, às 09h37 - Atualizado em 27/11/2023, às 19h47

Nesta semana, circulou um vídeo nas redes sociais onde é possível observar um pescador carregando, ainda na água, um peixe com proporções impressionantes. Conhecido como "Senhor das Pedras", o animal é um peixe mero, pesava mais de 300 kg e foi encontrado na praia de Ajuruteua, região de Bragança, no Pará.

Segundo o UOL, pescadores da região que testemunharam a captura alegaram que o animal foi encontrado já morto, provavelmente após ter ficado preso na maré baixa. Para a retirada do peixe da água e transportá-lo pela praia, devido ao seu tamanho, foi necessário usar um carrinho de mão.

+ Pescador italiano captura bagre gigante e conquista recorde mundial

Peixe mero

Segundo o biólogo Rodrigo Silvestre Martins, do Instituto do Mar, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o peixe mero (Epinephelus itajara) pode passar dos dois metros de comprimento, e pesar até 400 kg. Ele costuma transitar pelas costas do Oceano Atlântico, escondendo-se entre pedras e naufrágios, a profundidades de até 100 metros.

Os peixes dessa espécie reproduzem sem cuidado parental soltando os ovos na correnteza, que formam larvas planctônicas, e poucos chegam a fase adulta", disse o biólogo, de acordo com o UOL.

Além disso, o animal possui como prato preferido algumas espécies de lagostas, mas não possui um predador natural. Em vez disso, possui como maior risco a pesca e ação humana, sendo um alvo frequente principalmente devido ao seu tamanho, além da qualidade da carne que oferece, o valor comercial e a facilidade com que pode ser capturado — ele é dócil e não tem medo de humanos, o que faz dele especialmente vulnerável —, o que leva a espécie a sofrer um sério risco de extinção.

Por isso, desde 2002, a pesca do mero foi proibida integralmente no Brasil, bem como a captura, o beneficiamento, o transporte ou a comercialização. Infrações podem levar acarretar em detenção, multa, ou mesmo ambas as penas, acumulativas.

Brasil notícias Pará animais Peixe Gigante peixe mero 300 kg mero Senhor das Pedras

Leia também

Alabama marca execução com gás nitrogênio de condenado que sobreviveu à execução


Como a falha do campo magnético da Terra pode ter impulsionado a evolução da vida


Veja o que jornal britânico revelou sobre o quadro de saúde de Kate Middleton


Influencer gera revolta em visita à Casa de Anne Frank: 'Viveu melhor do que nós'


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria