O monumento de pedras Stonehenge, em Salisbury, no Reino Unido - Getty Images
Europa

Pesquisadores podem ter descoberto quem construiu o Stonehenge

A construção do misterioso monumento de pedras no Reino Unido pode estar relacionada ao surgimento da “primeira cidade” da Grã-Bretanha

Isabela Barreiros Publicado em 06/11/2019, às 14h53

Arqueólogos da Universidade de Buckingham desenvolveram um novo estudo que levanta a teoria de que os moradores da “primeira cidade” da Grã-Bretanha, Blick Mead, tenham construído o famoso monumento do Stonehenge, em Salisbury.

Foram encontradas mais de 70.000 ferramentas de pedra na região de Blick Mead, a cerca de apenas um quilômetro da misteriosa construção. As descobertas levaram os cientistas a chamarem o pequeno assentamento de “berço do Stonehenge”.

"Quando você olha para Stonehenge, pensa: 'mas onde estão as pessoas? ’. Em Blick Mead, descobrimos um monte de coisas. Até 2006, apenas 30 descobertas haviam sido recuperadas desse período em qualquer local, e agora estamos com mais de 70.000, por isso foi um total mudança de jogo”, explica o arqueólogo David Jacques, da Universidade de Buckingham.

Os pesquisadores estimam que o círculo de pedras tenha sido construído entre 3.000 e 2.000 a.C. Ainda sim, há uma constante formulação de hipóteses a respeito de seu objetivo e como foi construído.

História Reino Unido Stonehenge Grã-Bretanha

Leia também

'Paradoxo do javali': Entenda como o desastre de Chernobyl afetou os animais


Greta Thunberg recebe multa por bloquear acesso ao Parlamento sueco


Senado analisa projeto de lei que criminaliza apologia à tortura e à ditadura


Os Relatos emocionantes de quem sofre com a enchente no RS


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA