Porto de Santos e Pelé, respectivamente - Reprodução/Vídeo/YouTube/ MSC Emanoel - Cruise Life e Getty Images
Pelé

Porto de Santos será rebatizado com nome de Pelé

Foi na cidade de Santos que Pelé ganhou notoriedade internacional, defendendo o clube de futebol da cidade litorânea

Redação Publicado em 30/12/2022, às 15h20

Pelé, falecido na tarde da última quinta-feira, 29, aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, teve seu quadro clínico agravado nos últimos dias de sua vida. Desde que sua morte foi anunciada, o rei do futebol vem recebendo inúmeras homenagem em nível nacional e internacional. 

Aqui no Brasil, Márcio França (PSB-SP), que será ministro de Portos e Aeroportos no governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu anunciar que o nome do Porto de Santos, em Santos, cidade do litoral Sul de São Paulo, receberá o acréscimo do nome de Pelé como forma de homenagem ao ex-jogador. 

Conforme repercutido pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, foi Paulo Barbosa (PSDB-SP), deputado federal eleito, que deu a proposta. Paulo é ex-prefeito da cidade litorânea, e deu a ideia da homenagem ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB-SP). 

Ao receber a proposta, o vice-presidente eleito deu um telefonema para Márcio França para fazer uma consulta sobre a iniciativa. A proposta foi aprovada pelo futuro ministro de Portos e Aeroportos. 

Repercussão 

Nas redes sociais, o presidente eleito Lula, escreveu: "Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show". 

Em Santos, onde Pelé se consolidou no futebol, o craque tem um museu que foi inaugurado em 2014 que recebe seu nome e fica próximo da região do porto da cidade.  A alteração do nome do porto deve ter o decreto editado nas primeiras horas do novo governo federal. Assim, o porto passará a se chamar de Porto de Santos Pelé. 

Pelé porto Luiz Inácio Lula da Silva Geraldo Alckmin Márcio França

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência