Imagens das vítimas em Bucha, na Ucrânia - Divulgação/YouTube/UOL
Ucrânia

Prefeito de Bucha revela chocante estimativa de mortos: 'Um a cada cinco'

Em meio ao caos da guerra, existe um alto número de desaparecidos

Ingredi Brunato, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 18/04/2022, às 11h14

No primeiro final de semana de abril, o mundo foi horrorizado pelas fotografias de cadáveres espalhados através das ruas de Bucha, cidade ucraniana próxima de Kiev.

Já nesta segunda-feira, 18, Anatoly Fedoruk, o prefeito da localidade, divulgou uma estimativa de que cerca de 20% dos civis presentes na região foram mortos durante a ocupação dos soldados russos, conforme repercutido pela ANSA. 

"Nós, em Bucha, estimamos que foi assassinado um habitante a cada cinco daqueles que ficaram na cidade durante a ocupação do exército russo. Pessoalmente, como milhares dos meus conterrâneos, tenho ódio por aqueles que torturaram e mataram os habitantes pacíficos desse lugar", declarou o ucraniano. 

A invasão de Bucha pelas forças russas durou um mês e muitos classificam os eventos ocorridos na cidade como "um massacre". 

Infelizmente, não é possível dizer com certeza quantos foram vitimados pelo conflito, pois aqueles atualmente considerados como desaparecidos podem tanto ter morrido como escapado do local antes da chegada do exército invasor. 

O Kremlin, por outro lado, defende ter "encontrado evidências" de que as imagens dos mortos tenham sido "falsificadas", segundo repercutido pelo g1: "Com base no que vimos, não é possível confiar nestas imagens de vídeo", afirmou Dmitry Peskov, porta-voz do governo russo, na ocasião. 

Mundo guerra Rússia notícias Ucrânia Soldados mortes prefeito civis Bucha

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada