Imagem ilustrativa de raio - Getty Images
EUA

Recorde de maior raio é registrado nos EUA

O raio percorreu 768 km e cruzou três estados do país

Redação Publicado em 01/02/2022, às 10h59

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou recentemente o mais novo recorde de maior raio já registrado no planeta. Ele foi avistado nos EUA e percorreu a incrível distância de 768 km, cruzando três estados do país (Texas, Louisiana e Mississippi), no dia 29 de abril de 2020.

O recorde anterior havia sido registrado no Brasil, onde em 31 de outubro de 2018 um raio de 709 km surpreendeu habitantes da região Sul, de acordo com informações da agência de notícias AFP.

Um segundo recorde o de raio de maior duração também foi anunciado pela organização pertencente à ONU. O ocorrido foi registrado durante uma tempestade elétrica que se deu no Uruguai e na Argentina em 18 de junho de 2020 e que durou 17,102 segundos. O recorde de duração anterior se deu no norte da Argentina, em 4 de março de 2019, e durou 16,73 segundos.

"Os raios são um perigo importante e muitas pessoas morrem anualmente", disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas. "Esses novos registros destacam a preocupação grave com a segurança pública associada às nuvens eletrificadas, as quais produzem raios que podem percorrer distâncias consideráveis".

De acordo com a OMM, os únicos lugares seguros para se proteger durante uma tempestade de raios são grandes edifícios com fiação e encanamento ou mesmo veículos totalmente fechados com teto de metal.

EUA recorde Meteorologia Raio maior registra

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto