Espada e botas de couro pertencentes ao soldado - Divulgação
Arqueologia

Restos de soldado do século 16 são encontrados em lago da Lituânia

Além do esqueleto, também foram localizados, nas proximidades, diversos pertences pessoais, o que inclui uma espada, botas de couro bem preservadas e duas facas. Confira as imagens da descoberta!

Fabio Previdelli Publicado em 12/11/2020, às 14h00 - Atualizado às 18h31

Em uma expedição aquática na encosta do Lago Asveja, no leste da Lituânia, arqueólogos e mergulhadores desenterraram os restos mortais de um soldado. As informações sobre o achado foram divulgadas pela LRT News, um veículo informativo local.  

De acordo com os pesquisadores, os restos mortais foram encontrados sob uma camada de lama e areia a uma profundidade de nove metros. Elena Pranckenaite, arqueóloga da Vilnius University, disse que o soldado foi encontrado durante um exame subaquático nos restos da velha ponte Dubingiai. 

Apesar do lugar não ter sido um cemitério, Pranckenaite disse que a descoberta subaquática foi a primeira e única desse tipo na Lituânia. Além dos restos mortais, também foram encontrados, nas proximidades, diversos pertences pessoais, o que inclui uma espada, botas de couro bem preservadas e duas facas, o que sugerem que os restos mortais pertenceram a um combatente. 

Pesquisadores explorando os restos mortais / Crédito: Divulgação

 

Os pesquisadores estimam que o corpo pode ser datado do século 16. Os antropólogos identificaram, preliminarmente, os restos mortais como sendo de um jovem. A causa da morte, no entanto, não pôde ser determinada. 

Os restos do soldado medieval / Crédito: Divulgação

 

Os restos mortais estão agora a ser examinados na Faculdade de Medicina da Vilnius University e os achados arqueológicos foram enviados para o Museu Nacional da Lituânia para conservação. O fundo do Lago Asveja tem sido explorado, intermitentemente, usando métodos arqueológicos subaquáticos desde 1998. 

notícias arqueologia Expedição achado Restos Mortais Lituânia soldado medieval

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?