Imagem de Bonadio durante entrevista, sem relação com a atual pauta da matéria - Divulgação/Youtube
Brasil

Rick Bonadio critica funk reproduzido em noite de Grammy e é rebatido por internautas

Após apresentação da rapper Cardi B, o produtor se manifestou: 'precisamos exportar música boa e não esse ‘fica de quatro''

Redação Publicado em 15/03/2021, às 14h02 - Atualizado às 14h08

Após as inúmeras polêmicas que marcaram o Grammy 2021, que incluíram The Weeknd sendo esnobado nas indicações, um novo debate tomou conta das redes sociais após a exibição do prêmio no último domingo, 15.

Isso porque o produtor Rick Bonadio acabou se manifestando sobre o fato da rapper Cardi B ter levado minutos do funk brasileiro para sua apresentação no maior evento do mundo da música americana. As informações são do portal de notícias Popline.

CARDI B INCLUDING A BRAZILIAN FUNK VERSION OF WAP! pic.twitter.com/ieu9khLE5V

— BSG⁴💎 | fan account (@BARDISTREAMGANG) March 15, 2021

Em um Tweet que fora deletado pelo produtor, ele disse que o barulho feito após os segundos do DJ Pedro Sampaio, inclusos na música WAP da cantora, o deixaram 'com vergonha'.

“Já exportamos Bossa Nova, já exportamos Samba Rock, Jobim, Ben Jor. Até Roberto Carlos. Mas o barulho que fazem por causa de 15 segundos de funk na apresentação da Cardi B me deixa com vergonha. Precisamos exportar música boa e não esse ‘fica de quatro’”, explicou Bonadio.

Parece que a Cardi B ia cantar Kell Smith, mas não afinaram o violão a tempo. pic.twitter.com/D7Cr3qx9gh

— André Brandt (@andrebrandt) March 15, 2021

Após uma chuva de reclamações feitas por internautas, Rick explicou que não se tratava de uma crítica ao ritmo musical, mas sim a necessidade de criticar determinados episódios diante de uma ‘alienação generalizada’. Veja os tweets abaixo.

Eu sinto a necessidade de criticar algumas situações pq vejo uma alienação generalizada. O Funk precisa evoluir. Os funkeiros precisam ousar evoluir musicalmente para crescer. Não se pode fazer o mesmo sempre pq isso da certo. Meu post anterior não teve a intenção destrutiva.

— Rick Bonadio (@rickbonadio) March 15, 2021

Não da pra aceitar que sempre a mesma batida com letras de putaria seja algo necessário ou a " cultura do país " . De qqr forma eu respeito todos do Funk por suas batalhas e vitórias. Desculpem se ofendi, nunca é minha intenção.

— Rick Bonadio (@rickbonadio) March 15, 2021

O que eu espero é que ao fazer sucesso o Funkeiro busque melhorar , estudar música, letra e crescer musicalmente para então tornar o gênero crossover definitivamente mas com qualidade.

— Rick Bonadio (@rickbonadio) March 15, 2021

Uma das pessoas que rebateu o comentário de Bonadio é a cantora Anitta. Diante de números nas plataformas de streaming, a artista se tornou responsável por levar a cultura para o mercado internacional nos dias atuais.

“Rick Bonadio, tenho uma sugestão top para você também. Escolhe um ritmo brasileiro a sua altura, faz uma música e exporta pro mundo. É facin… e rápido… e de uma hora pra outra, claro, não dá pra começar com míseros segundos no Grammy. Quando você chegar lá a gente comemora com você. Ahhhh e sozinho também… Não vale chamar um amiguinho pra unir forças e nem comemorar quando tem vitória de outro amiguinho. Aí, você conseguindo, eu vou faço uma campanha pra deixarem de ser meus fãs e serem seus…”, disse a cantora da canção Me Gusta, lançada em parceria com Cardi B.

O produtor, em seguida, respondeu a cantora brasileira ao afirmar que ambos estão em 'mundos diferentes'. 

Nem faz sentido essa conversa @Anitta . Cada um na sua. Meu papel é criticar e forçar a evolução. Faço isso todos os dias dentro do estúdio a mais de 30 anos e sempre para o lado positivo. Não sou artista. Estamos em mundos completamente diferentes. Não disputo nada c você . https://t.co/0EhcNt4tp0

— Rick Bonadio (@rickbonadio) March 15, 2021
Música EUA anitta Grammy apresentação Rick Bonadio Cardi B Up Pedro Sampaio Me Gusta funk wap

Leia também

Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto