Imagem mostrando a bolsa de ferramentas - Divulgação/ NASA
Nasa

Saiba como ver a bolsa de ferramentas derrubada por astronautas da Nasa

O equipamento foi perdido durante a primeira caminhada espacial só de mulheres fora da Estação Espacial Internacional

Ingredi Brunato Publicado em 13/11/2023, às 14h16

No último dia 2 de novembro, duas astronautas da Nasa protagonizaram um momento histórico, realizando a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). 

O objetivo da incursão realizada por Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara — que durou 6 horas e quarenta e dois minutos — era realizar a manutenção das máquinas. Outro detalhe curioso do episódio é que, em meio às tarefas, a dupla acabou derrubando uma bolsa de ferramentas. 

A maleta saiu flutuando pelo espaço, e, segundo relatado recentemente pela Nasa e repercutido pelo New York Post, irá entrar na órbita da Terra por volta do mês de março de 2024. 

O Controle da Missão analisou a trajetória da bolsa e determinou que o risco de novo contato com a estação é baixo e que a tripulação a bordo e a estação espacial estão seguras, sem necessidade de ação", afirmou a agência espacial norte-americana em um comunicado. 

Visível no céu 

A rota única traçada pela bolsa de ferramentas permitirá que ela seja visível durante vários meses. Depois disso, a previsão é que faça a entrada na atmosfera do planeta, o que fará com que pegue fogo e se desintegre. 

A Nasa alerta, porém, que o objeto não será visível a olho nu. Para enxergá-lo, será necessário fazer uso de uma luneta ou outro equipamento de observação do céu. Para quem não conta com esse tipo de parafernália, todavia, é possível ainda acompanhar a maleta através do aplicativo de celular da Estação Espacial Internacional, o "Spot the Station". 

Nasa notícias Estação Espacial Internacional bolsa de ferramentas

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência