- Reprodução
Civilizações

Sul-asiáticos modernos têm descendência direta dos habitantes do antigo Vale do Indo, diz análise de DNA

Pela primeira vez, foi possível encontrar o DNA de um indivíduo de Harappa, o que revelou seus descendentes genéticos e sua autonomia na criação da agricultura

André Nogueira Publicado em 06/09/2019, às 09h30

Em inovadora análise de DNA de sepultamentos no Vale do Indo (5.000 anos atrás), pesquisadores de Cambridge revelaram a descendência direta dos asiáticos do sul atuais com a misteriosa civilização de Harappa, cujo sistema de escrita não foi decifrado ainda. É a primeira extração de código genético da antiga Civilização do Vale do Indo realizada na História.

Segundo Vagheesh Narasimhan, um dos principais autores da nova pesquisa e pós-doutorado em genética na Harvard Medical School, o clima quente e úmido da região impede a boa conservação da dupla-hélice, conseguindo acessar apenas o código de um indivíduo entre 61 enterramentos em Rakhigarhi .

O corpo que revelou o DNA / Crédito: Reprodução

 

 "Cerca de dois terços a três quartos da ascendência de todos os sul-asiáticos modernos vem de um grupo populacional relacionado ao indivíduo desse vale do Indus", disse Narasimhan. A origem dos harapeanos é um enigma mais complexo, porém a descendência desses povos foi revelada com a análise, que também possibilitou confirmar que os povos do Indo não possuem relação parental direta com os vizinhos do atual Irã.

Mapa da região estudada / Crédito: Reprodução

 

Isso também significa que a invenção da agricultura no Vale do Indo ocorreu de maneira autônoma e independente,sem o advento de imigrações de regiões já agricultáveis, como o Crescente Fértil. "Ele [o Vale] diverge em um momento anterior ao advento da agricultura em quase qualquer lugar do mundo", disse Narasimhan.

Harappa pode ter desenvolvido o plantio por conta própria ou a partir de ideias encontradas em outros lugares, mas tudo indica que nunca houve a presença de vizinhos do Irã ou do Crescente Fértil no local que poderiam trazer essa carga cultural.

Índia Escrita Agricultura Ásia DNA Crescente Fértil Harappa Vale do Indo

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!