O soldado Deacon Cutterham - Getty Images
Reino Unido

Soldado suspeito de inventar história de bravura para receber medalha é investigado no Reino Unido

Deacon Cutterham, que ganhou condecoração por feito no Afeganistão, está sendo investigado pela polícia britânica

Redação Publicado em 09/08/2022, às 07h20

Um soldado britânico condecorado com uma medalha de bravura está sendo investigado pela polícia por suspeita de ter inventado a história que o fez famoso, conforme informou o The Sun.

As investigações tiveram início depois que ex-companheiros de guerra de Deacon Cutterham relataram às autoridades que o soldado teria vendido o item em um leilão por 140 mil libras, valor equivalente a R$ 864.773.

Conto de bravura

Segundo informações do UOL, o soldado alegou, no ano de 2012, que teria pegado uma granada do Talibã com suas próprias mãos e a jogado para fora da vala em que se encontrava com seus companheiros, salvando a todos. Foi assim que ele recebeu a Conspícua Cruz de Bravura, entregue pelo príncipe Charles.

Nove anos depois, no entanto, uma dupla de ex-companheiros das Forças Especiais o acusaram de inventar a história, de modo que uma investigação foi aberta.

"Isso nunca aconteceu. Ninguém viu. Quando voltamos ao acampamento, percebemos que faltava uma granada de mão", disse um dos soldados, que acrescentou: "Aguentamos ele dizendo o quão corajoso ele era, mas quando vimos que ele estava lucrando com a venda das medalhas foi demais".

Segundo a fonte, o britânico se defendeu na época afirmando que ninguém testemunhou seu feito porque todos mergulharam para protegerem suas vidas quando ele gritou "granada!". O caso deverá ser concluído em breve.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

Reino Unido soldado Polícia Medalha investigado bravura inventar

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada