Fotografia meramente ilustrativa de caranguejo-das-neves - Divulgação/ Licença Livre/ Arquivo Pessoal/ Totti
Caranguejos

Susto ecológico: Caranguejos do Alasca estão desaparecendo aos bilhões

A temporada de pesca dos crustáceos foi cancelada após números alarmantes

Redação Publicado em 17/10/2022, às 10h33

Os caranguejos-das-neves, espécie considerada como a mais abundante do Mar de Bering, sofreram uma queda populacional drástica, levando o Alasca a cancelar a sua temporada de pesca dos crustáceos.

Entre 2018 e 2021, isso é, um espaço temporal de apenas três anos, a população desses animais teria ido de 8 bilhões de indivíduos para apenas 1 bilhão, alarmando especialistas. 

Essa espécie de caranguejo é, de longe, a mais abundante de todas as espécies de caranguejos do Mar de Bering que são capturadas comercialmente. Portanto, vale a pena notar o choque que tivemos ao descobrir que bilhões deles haviam desaparecido. E isso inclui todas as fêmeas e filhotes", explicou Benjamin Daly, membro do Departamento de Pesca e Caça do Alasca, em uma entrevista à CNN. 

Entre os motivos para esse desaparecimento acelerado, estariam a pesca excessiva, e, ainda mais relevante, a elevação da temperatura dos oceanos. Os caranguejos-das-neves não estariam adaptados para lidar com esse aquecimento de seu habitat, uma vez que vivem em águas abaixo de 2 °C. 

Mudanças climáticas 

Infelizmente, embora todo o planeta Terra passe por um processo de aquecimento causado pela ação humana, no Ártico, o calor aumenta quatro vezes mais rápido que no restante do mundo, ainda conforme a CNN. Com o tempo, a previsão é que o ambiente da região se torne inóspito para inúmeras espécies, caso continuemos neste ritmo. 

notícias Alasca Pesca ecológico declínio populacional caranguejos-das-neves

Leia também

Whoopi Goldberg 'convidou' o Papa para participar de "Sister Act 3"


Influencer gera revolta em visita à Casa de Anne Frank: 'Viveu melhor do que nós'


Satélites da Nasa revelam as imagens mais nítidas da cheia em Porto Alegre até agora


Príncipe Harry recebe irmãos de Diana em missa, ignorada pela família real


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais