Touro de Ouro - Divulgação / YouTube / Jornal da Gazeta
Brasil

'Touro de Ouro' foi instalado sem autorização de órgão da prefeitura de São Paulo

Pedido só foi protocolado à Comissão de Proteção à Paisagem Urbana depois de questionamentos da imprensa

Paola Orlovas, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 23/11/2021, às 12h00

A estátua do Touro de Ouro que se encontra em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, B3, foi instalada sem a autorização da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), um órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) responsável pela regulamentação e autorização da instalação de estátuas na capital de São Paulo.

Segundo o portal de notícias G1, que descobriu a situação e acionou a empresa responsável pela estátua na última quinta-feira, 15, até então não havia pedido algum de análise dentro do órgão e, sem ele, a exposição do Touro de Ouro não é autorizada.

Foi apenas um dia depois, na noite da última sexta-feira, 16, que a prefeitura de São Paulo disse que a DMAISB Arquitetura e Construção, responsável pela confecção e pelo licenciamento do touro, fez o pedido da apreciação da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, que ainda não tem data marcada para ser avaliado. 

A declaração, feita em comunicado, diz: “A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) informa que recebeu nesta sexta-feira (19) solicitação de manifestação sobre a intervenção urbana com exposição temporária em questão. A Comissão de Proteção da Paisagem Urbana (CPPU) se manifestará sobre o pedido em sua próxima reunião, com data a definir.”

Ainda de acordo com o G1, a Bolsa de Valores também se manifestou, dizendo que a estátua do touro tem autorizações vigentes dos órgãos municipais para sua instalação, listando a da Subprefeitura Sé e a do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), além da autorização da Secretaria Municipal da Cultura, feita para exposição em logradouro público, como evento temporário.

A Subprefeitura Sé, por sua vez, disse, em nota, que o tempo previsto para a exposição do Touro de Ouro na rua XV de Novembro no momento é de 15 de novembro deste ano até 15 de fevereiro de 2022, somando 92 dias.

Até agora, a DMAISB Arquitetura e Construção, que segundo o G1, recebeu 350 mil reais da Bolsa de Valores para realizar o projeto, e o arquiteto e artista plástico Rafael Brancatelli não responderam os questionamentos do veículo enviados via e-mail.

São Paulo cidade arquitetura ouro bolsa de valores touro projeto autorização urbanismo Touro de Ouro

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb