Imagem da Artemis I, antecessora da Artemis II - Getty Images
Nasa

Tripulação que irá à Lua em 2024 é anunciada pela Nasa e contém três homens e uma mulher

A equipe contrasta com as antecessoras das missões Apollo por incluir uma mulher, um canadense e um negro

Isabelly de Lima, sob supervisão de Publicado em 03/04/2023, às 14h42

Nesta segunda-feira, 3, a Nasa anunciou os nomes dos quatro astronautas que irão se tornar os primeiros seres humanos a viajarem até as imediações da Lua no século 21. Serão três homens e uma mulher que farão parte da missão Artemis 2.

O engenheiro de sistemas, piloto de provas e veterano de uma missão de longa duração à Estação Espacial Internacional, em 2014, Reid Wiseman, 47, será o comandante da missão.Victor Glover, 46, será o piloto. Ele é engenheiro de sistemas com bastante experiência como oficial da Marinha americana.

Glover é veterano de uma missão de longa duração para a ISS — a Estação Espacial Internacional — entre 2020 e 2021, no segundo voo tripulado da Crew Dragon, cápsula da famosa SpaceX.

Quem termina de compor esse time são Christina Koch, 44, mestre em engenharia elétrica e veterana de uma expedição de longa duração à ISS (entre 2019 e 2020) e Jeremy Hansen, 47, com mestrado em física e saído das Forças Armadas Canadenses, que nunca foi ao espaço.

Tripulação peculiar

Dessa vez, de acordo com a Folha de S.Paulo, a equipe é diferente das anteriores da Apollo, entre 1960 e 1970. Agora tem um negro, um canadense e uma mulher, diferentemente das missões anteriores, que continham somente homens brancos.

Essa será a primeira vez que quatro pessoas voarão de uma vez só à Lua. As missões da Apollo comportavam somente três. Até o momento, a missão está marcada para dezembro de 2024 e fará o primeiro voo tripulado do programa.

Nasa lua lançamento viagem mulher tripulação Artemis II

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria