Brasileiro foi agredido em Portugal - Divulgação / vídeo / UOL
Xenofobia

Vítima de xenofobia, brasileiro é agredido em Portugal: 'Estou todo quebrado'

Brasileiro se encontrava em um café quando um homem, notando seu sotaque, o agrediu

Giovanna Gomes Publicado em 13/06/2023, às 10h30

Um cidadão brasileiro foi brutalmente agredido por um indivíduo em um café na cidade de Braga, em Portugal, sendo vítima de xenofobia. O incidente ocorreu no último sábado, 10.

Saulo Jucá, um engenheiro civil de 51 anos de idade, estava em um café próximo à sua residência quando um homem se aproximou e perguntou sobre sua origem.

Eu estava com dois amigos e eles foram embora. Decidi ficar um pouco mais e estava falando com o dono do café quando o agressor ouviu o meu sotaque", relatou Saulo ao UOL.

Saulo, que vive no país europeu desde 2021 e possui cidadania portuguesa, afirmou ser brasileiro "com muito orgulho", e acabou sendo agredido fisicamente.

Ele partiu para cima de mim, sem nenhum motivo, batendo na minha cara, não tive tempo de me defender. Quando caí no chão, recebi chutes e socos nas costelas e no corpo todo", detalhou.

Agressor estaria embriagado

A vítima recorda que o agressor aparentava estar embriagado, e sua mãe teria mencionado que ele já havia sido preso anteriormente. Saulo foi socorrido e levado ao hospital de Braga, sendo liberado apenas no domingo (11). "Estou todo quebrado, tenho que ficar de repouso", disse a vítima.

O brasileiro registrou um boletim de ocorrência e agora aguarda enquanto a polícia local coleta as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento. Ele considera o ataque xenofóbico "covarde" e espera que a justiça seja feita pelas agressões sofridas.

Portugal notícias homem xenofobia brasileiro agredido Sotaque

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência