Imagem meramente ilustrativa de fusca ao lado da imagem que viralizou - Wikimedia Commons/Divulgação/Twitter
México

Volkswagen rompe relações com parceira por foto de fusca cercado de símbolos nazistas

A imagem viralizou nas redes sociais após uma denúncia e a empresa alemã decidiu por se desligar da concessionária mexicana

Pamela Malva Publicado em 10/09/2020, às 19h00

Após uma grande pressão nas redes sociais, a Volkswagen rompeu relações comerciais com uma de suas concessionárias na Cidade do México. A decisão foi em resposta à uma fotografia que decorava a loja, que acabou viralizando na internet.

Denunciado por uma cliente da concessionária, o pôster mostrava o tradicional Fusca cercado por soldados e bandeiras nazistas. O quadro, então, logo gerou discussões entre aqueles que o enxergavam como um registro do passado e aqueles que traduziam a imagem como um desrespeito às vítimas da Segunda Guerra Mundial.

Em suas redes sociais, a subsidiária mexicana da Volkswagen publicou que a empresa desaprova “o uso da imagem vista nas instalações” da concessionária. “Ela mostra um regime que enfatizava o ódio e a discriminação, em uma época da história que, felizmente, ficou para trás", explicou o comunicado.

Volkswagen es una marca con valores fundamentados en el respeto y no toleramos manifestaciones de odio y discriminación. pic.twitter.com/tnyORnHtWY

— Volkswagen de México (@Volkswagen_MX) September 6, 2020

Clássico modelo da marca alemã, o Fusca foi uma das tecnologias que teve início durante a Segunda Guerra Mundial. O primeiro deles, inclusive, foi desenvolvido pelo austríaco Ferdinand Porsche, que teve apoio de Adolf Hitler. Hoje, a Volkswagen passa por um processo de reconhecer seu verdadeiro papel durante a Alemanha nazista.

Segunda Guerra Mundial Nazismo Adolf Hitler México Holocausto Volkswagen notícia

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada