Apolônio de Carvalho, militante comunista brasileiro - Wikimedia Commons
Ditadura Militar

Apolônio de Carvalho, o militante comunista de três pátrias

Lutando na Intentona Comunista, na Guerra Civil Espanhola e na resistência contra o nazismo, Apolônio foi um dos maiores nomes do movimento internacionalista

Isabela Barreiros Publicado em 17/11/2019, às 08h00

Filho de um soldado sergipano e uma mãe gaúcha, Apolônio de Carvalho foi um militante comunista brasileiro que participou de inúmeras lutas ao redor do mundo. "Em fins de 1933, eu já era oficial, e achava que era necessário mudar a sociedade brasileira", disse em entrevista à revista Teoria e Debate, no ano de 1989.

Ele também serviu ao Exército brasileiro, sendo, aos 23 anos, já oficial de Artilharia a Cavalo, em Bagé, no Rio Grande do Sul. Em 1935, a Intentona Comunista, que tinha como principal líder, Luís Carlos Prestes, capitão do Exército Brasileiro, começava a ser arquitetada. Apolônio começou, então, a se engajar na organização comunista Aliança Nacional Libertadora (ANL), e por isso, em 1936, foi destituído e expulso do Exército.

Saindo da prisão, um ano depois, ingressou no Partido Comunista Brasileiro. Mas não permanece por muito tempo em território nacional: ele é chamado para participar, com outros 20 brasileiros, das Brigadas Internacionais, ao lado da República durante a Guerra Civil Espanhola, contra o ditador fascista Francisco Franco.

Com o fim do conflito em 1939, Apolônio juntou-se à Resistência Francesa para lutar, durante a Segunda Guerra Mundial, contra o Eixo e, principalmente, contra o nazismo de Hitler.

Crédito: Centro de Memória Sindical

Retorna ao Brasil já no período em que a ditadura militar foi instaurada no país, vivendo clandestinamente e atuando, ainda que perseguido, pelo PCB em inúmeras regiões do país. Durante o regime, participando da resistência, foi preso e torturado em 1969. Um ano depois, guerrilheiros sequestraram o embaixador alemão no Brasil e pediram em troca a libertação de 39 presos, estando Apolônio entre eles.

Depois disso, foi exilado na Argélia e depois na França, voltando para seu país natal apenas com a anistia, em 1979. Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi o afiliado número um da organização política. No entanto, posteriormente, teria discordâncias com o governo executado pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, por isso, quando morreu em 2005 sua família não permitiu que colocassem uma bandeira do partido em seu caixão.

Sua trajetória inspirou o livro de Jorge Amado “Subterrâneos da liberdade”. Na obra, Apolinário participou dos três movimentos revolucionários que Apolônio esteve presente — a Intentona Comunista, Guerra Civil espanhola e a Resistência Francesa. O militante internacionalista foi chamado de “um herói de três pátrias”, pelo escritor baiano, demonstrando admiração pela luta e vida do militante internacionalista.


Saiba mais sobre as torturas e assassinatos cometidos durante o período da ditadura militar no Brasil por meio dos livros a seguir:

A Casa da Vovó: Uma biografia do DOI-Codi (1969-1991), o centro de sequestro, tortura e morte da ditadura militar, Marcelo Godoy (2015) - https://amzn.to/36RcrWL

Tortura e sintoma social, Maria Rita Kehl (2019) - https://amzn.to/2CpAFci

Dossiê Herzog: Prisão, tortura e morte no Brasil, Fernando Pacheco Jordão (2015) - https://amzn.to/2CwH5GB

Setenta, Henrique Schneider (2017) - https://amzn.to/36OM1EI

A ditadura envergonhada (Coleção Ditadura Livro 1), Elio Gaspari (2014) - https://amzn.to/2Q2xaAK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Comunismo História Guerra Civil Espanhola Ditadura militar Partido Comunista Brasileiro apolônio de carvalho internacionalismo

Leia também

A Maldição de 'Arnold': O que aconteceu com o elenco do seriado?


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Senna x Piquet: A rivalidade para além da Fórmula 1


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


A história real que inspirou o filme 'O Dia do Atentado'


Tutancâmon: Entenda o que é a Maldição do Faraó