Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arnold

A Maldição de 'Arnold': O que aconteceu com o elenco do seriado?

Um dos programas mais famosos do mundo, estrelado por Gary Coleman, é conhecido também por ter um tipo de “maldição” que afetou o elenco; entenda!

Os personagens Willis, Arnold e Kimberly - Divulgação / Tandem Productions
Os personagens Willis, Arnold e Kimberly - Divulgação / Tandem Productions

Um clássico da televisão, marcando diferentes gerações, 'Arnold' é uma produção que transcende o simples entretenimento para se tornar parte da cultura popular. Criado por Gary Goldman e Joe Ruby, o show estreou em 1978, e desde então conquistou o coração de milhões de espectadores por todo o mundo.

A história acompanha as aventuras do pequeno Arnold Jackson e seu irmão mais velho Willis. As duas crianças negras do Harlem ficam órfãos após a morte da mãe e acabam sendo adotadas por um viúvo rico e branco, Phillip Drummond — para quem a mãe dos meninos trabalhava como doméstica.

Juntos, eles exploram os desafios e as maravilhas da vida na cidade grande, enfrentando situações que vão desde questões sociais/raciais até problemas típicos da infância.

O elenco de 'Arnold' - Divulgação / Tandem Productions

Com personagens cativantes e histórias envolventes, o seriado conquistou uma legião de fãs ao longo dos anos.

No entanto, por trás de todo sucesso e da fama, paira uma sombra conhecida como a "maldição de Arnold". Muitos dos atores que deram vida aos personagens enfrentaram desafios em suas vidas pessoais após o término da série.

Alguns lidaram com problemas de saúde, já outros enfrentaram dificuldades financeiras, e alguns até mesmo se envolveram em polêmicas. Ficou curioso (a) para entender o que aconteceu com os principais atores do elenco? Confira a seguir!

A “maldição” do seriado

Graças ao que o destino guardava para o elenco da série, muitas pessoas encararam os futuros dos artistas do seriado como um tipo de “maldição”, já que, ao contrário de outras estrelas mirins, suas carreiras tomaram rumos um tanto quanto inesperados.

Desde problemas de saúde e até mesmo a morte de alguns atores fez com que ‘Arnold’ fosse considerar “amaldiçoada”, inclusive pelos próprios fãs da produção. Para que consigamos pensar em exemplos, vamos começar pelo próprio protagonista, o ator Gary Coleman.

O personagem Arnold - Divulgação / Tandem Productions

Gary Coleman enfrentou graves problemas de saúde desde a infância, devido a uma doença renal congênita que afetou sua estatura. Essa condição persistiu ao longo de sua vida, mas não o impediu de alcançar o estrelato. Coleman era conhecido por seu timing cômico excepcional e carisma, conquistando o público ao longo das nove temporadas da série.

No entanto, após o fim do programa em 1986, Coleman descobriu que sua fama não garantia uma carreira duradoura ou felicidade. Apesar de alguns anos de destaque fora de ‘Arnold’, estrelando diversos filmes e dando voz a uma série animada própria, Coleman enfrentou dificuldades financeiras, de acordo com o portal Looper.

Isso foi em parte devido à má administração de fundos por parte de seus pais adotivos, levando-o à falência nos anos de 1990. Durante esse período, ele também se viu envolvido em questões legais, o que gerou manchetes sensacionalistas, compartilhando os holofotes com seus colegas de elenco Todd Bridges e Dana Plato.

O ator Gary Coleman - Getty Imagens

Coleman permaneceu na esfera pública durante os anos 2000, aparecendo em projetos de baixo orçamento e até mesmo concorrendo a governador da Califórnia em 2003 durante a eleição revogatória do estado. Sua última aparição nas telas foi em 2009, em um filme de baixo orçamento intitulado "Anões vs. Mascotes", ao lado de Ron Jeremy.

Infelizmente, uma hemorragia cerebral, em 2010, tirou sua vida aos 42 anos, em 28 de maio daquele ano.


O que aconteceu com o elenco?

O ator canadense Conrad Bain desfrutou de uma longa temporada no inovador seriado de Norman Lear, "Maude", antes de ganhar destaque com sua própria série. Na série "Arnold", ele interpretava o rico empresário Philip Drummond, que adota dois jovens, interpretados pelos promissores atores mirins Gary Coleman e Todd Bridges.

O personagem Philip Drummond - Divulgação / Tandem Productions

O programa foi um sucesso de audiência por várias temporadas, tornando Bain uma figura familiar para telespectadores de todas as idades. Bain, cuja carreira começou nos palcos no Canadá e se expandiu para a Broadway, também deixou sua marca em diversos projetos cinematográficos e televisivos. Ele participou da série cult "Dark Shadows" e apareceu em filmes como "Coogan's Bluff", ao lado de Clint Eastwood e Woody Allen.

Após o término de "Arnold" em 1986, Bain acumulou créditos em outras produções. Em 1996, ele reprisou seu papel como Drummond ao lado de Coleman e Bridges no final de "Um Maluco no Pedaço". Bainfaleceuaos 89 anos em 14 de janeiro de 2013, devido a complicações de um derrame.


Todd Bridges

Todd Bridges construiu uma sólida carreira na televisão, participando de diversas séries e correlatos.  No entanto, foi em "Arnold" que Bridges alcançou a fama ao interpretar Willis Jackson, o irmão mais velho de Arnold. Embora a série tenha proporcionado a Bridges oportunidades de participações especiais em outras produções, sua fama não se traduziu em sucesso duradouro.

Assim como sua colega Dana Plato, Bridges enfrentou batalhas pessoais, incluindo o abuso de substâncias, que afetaram sua vida e o levaram a enfrentar problemas legais em várias ocasiões. No entanto, em 1993, Bridges conseguiu alcançar a sobriedade e desde então permaneceu ativo na indústria do entretenimento.

Todd Bridges em 'Arnold' e em 'Todo Mundo Odeia o Chris' - Divulgação / Tandem Productions e Paramount Pictures

Ele teve papéis recorrentes em séries como "Todo Mundo Odeia o Chris", interpretando um veterinário militar com transtorno de estresse pós-traumático, e participou de diversos reality shows de celebridades.

Bridges continua envolvido em produções independentes e, após o falecimento de Charlotte Rae em 2018, tornou-se o último membro sobrevivente do elenco original de "Arnold".


O triste destino de Dana Plato

Dana Plato interpretou Kimberly Drummond, a única filha biológica de Philip Drummond, nas temporadas 1 a 6 de "Arnold". Apesar de ser uma adolescente otimista e meia-irmã de Arnold e Willis, o papel de Kimberly frequentemente era secundário, embora ocasionalmente ela fosse o foco de alguns episódios, muitos dos quais eram do tipo "episódio especial".

O trio de "irmãos" do seriado 'Arnold' - Getty Imagens

A última aparição de Plato na série foi na 8ª temporada em um episódio sobre bulimia, no qual sua personagem enfrentava esse transtorno alimentar.

Seu papel como Kimberly em "Arnold" a colocou sob os holofotes, mas também amplificou seus problemas pessoais. Assim como seu colega Todd Bridges, ela enfrentou batalhas contra o abuso de drogas e álcool durante a série, saindo do programa em 1984 após engravidar.

Posteriormente, perdeu a guarda de seu filho em uma batalha de custódia com seu ex-marido e descobriu que a maior parte de seus ganhos havia sido desviada por um contador. Plato tentou se manter ativa através de filmes B e participações polêmicas, como no videogame "Night Trap" e em uma edição da revista "Playboy".

Dana Plato na série e quando foi presa, em 1992 - Divulgação / Tandem Productions e Getty Images

No entanto, seus problemas persistiram e foram agravados por prisões de alto perfil por assalto à mão armada e falsificação de receitas médicas, prejudicando ainda mais suas tentativas de recomeçar sua carreira. Em 8 de maio de 1999, aos 34 anos, Plato foi encontrada morta por overdose de drogas, que posteriormente foi considerada um suicídio.