Imagem meramente ilustrativa de taças de champanhe - Divulgação/Gold Free Photos
Estados Unidos

Fortuna e escândalos ambientais: o império da família Koch, a segunda mais rica dos Estados Unidos

Atualmente, os lucros da família ultrapassam os 108 bilhões de dólares

Daniela Bazi Publicado em 03/02/2020, às 10h22 - Atualizado às 10h23

A família Koch é dona da Koch Industries, uma grande refinaria de petróleo americana, fundada em 1940 por Fred C. Koch, eleita em 2010 pela revista Forbes como a segunda maior empresa de capital fechado dos Estados Unidos.

Os herdeiros da indústria são os irmãos Fred, Bill, Charles e David Koch, onde os dois últimos eram aqueles que estavam à frente da empresa, até a morte de David no ano passado, deixando apenas Charles como o principal responsável.

Boa parte do lucro familiar é utilizado para financiar candidatos do partido conservador dos Estados Unidos durante as eleições, além de investirem também em causas como redução do gasto fiscal, redução de impostos e ações que vão contra as ideias de controle das mudanças climáticas.

Um ano após a morte de seu pai, em 1968, os lucros da família eram de apenas 250 milhões de dólares por ano. Atualmente, o patrimônio da Koch Industries já ultrapassa 108 bilhões de dólares. Charles e David acumulavam cada um US$ 40 bilhões, de acordo com a Forbes.

A partir dos anos 2000, mesmo recebendo muito dinheiro apenas com a produção de petróleo, os Koch decidiram expandir os negócios, e passaram a atingir novas áreas do mercado.

Desde então, a empresa passou a ser dona de produtos agrícolas, empresas de transporte e fertilizantes, além de terem se tornados pioneiros em análises de dados, trabalhando também com previsão meteorológica especializada e no comércio de commodities, que são os produtos que funcionam como matéria-prima.

A Koch Industries se tornou rapidamente uma empresa global que, de acordo com o site oficial da companhia, conta com mais de 120.000 colaboradores e também investe em oleodutos, polímeros, refinarias de petróleo, copos de papel e vidros industriais.

Apesar de seu grande sucesso no mercado de trabalho, a indústria da família acabou se envolvendo em diversos escândalos criminosos. Eles já foram julgados e considerados culpados por falsificar 25 mil documentos com o intuito de ocultar o roubo de petróleo que faziam durante a década de 1980 em terras indígenas.

Em 1999, foram multados em 8 milhões de dólares por assumirem que despejavam águas residuais de amônia de forma ilegal no rio Mississipi e regiões próximas, e já chegaram a ser processados pela Agência de Proteção Ambiental por derramamento indevido de oleodutos em outros estados americanos durante os anos de 1988 e 1996.


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras a seguir:

Kochland: The Secret History of Koch Industries and Corporate Power in America, Christopher Leonard (2019) - https://amzn.to/2OoKlud

Sam Walton: Made In America (English Edition), Sam Walton (2012) - https://amzn.to/3aFiAa5

Nos Bastidores do Walmart, Charles Fishman (2011) - https://amzn.to/2NVYqiA

Bilionários: O que eles têm em comum além de nove zeros antes da vírgula?, Ricardo Geromel (2014) - https://amzn.to/2GkofVd

Fome de poder: A verdadeira história do fundador do McDonald's, Ray Kroc (2018) - https://amzn.to/2NZeJLr

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Estados Unidos polêmica fortuna Família Koch Koch Industries

Leia também

Veja detalhes do novo fóssil que pode ter superado a cobra Titanoboa


O príncipe Harry ainda conseguiria assumir o trono britânico?


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"


30 anos sem Senna: O legado do piloto que virou ídolo nacional


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna