William, sobrinho de Hitler - Getty Images
Nazismo

De chantagem a Marinha Americana: William Hitler , o homem que ficou contra o tio nazista

Ele queria mordomias na Alemanha Nazista: podia ter morrido como um crápula, mas decidiu tentar ser herói

Alana Sousa Publicado em 27/11/2020, às 09h00

William Patrick Hitler nasceu em Liverpool em 1911, filho do meio-irmão mais velho de Hitler, Alois Hitler Jr. e da irlandesa Bridget Dowling. Após seu pai Alois ir à Alemanha para lutar na Primeira Guerra, mãe e filho acabaram mudando-se para Londres.

Em 1929, William conheceu seu tio em um comício do partido nazista. No ano seguinte, Hitler, o futuro ditador, enviou ao sobrinho uma foto autografada. Em 1933, Adolf Hitler já era ditador na Alemanha, e William foi lá para ver se poderia obter vantagens.

Apesar do Führer ter conseguido diversos empregos para o sobrinho, ainda não era o suficiente. William então começou a ameaçar o tio, alegando que iria revelar ao público segredos de família — o que incluía a falsa informação de que o avô paterno do ditador nazista era judeu. O jovem Hitler, que exigia uma posição de poder, sem sucesso decidiu ir embora da Alemanha.

William foi para a Inglaterra, onde escreveu um artigo intitulado "Por que eu odeio meu tio". Seu artigo repercutiu muito e chegou ao renomado editor e empresário norte-americano William Randolph Hearst, que o chamou para escrever artigos e fazer uma turnê de palestras nos Estados Unidos. Após o estouro da Segunda Guerra em setembro de 1939, William e sua mãe Bridget, que o acompanhava, decidiram permanecer nos EUA. 

Adolf Hitler e William Patrick Hitler / Crédito: Creative Commons

 

O sobrenome pesou, impedindo que William conseguisse trabalho durante anos. Ele poderia morrer como um canalha, mas preferiu terminar como herói. Saiu do desemprego em 1944, quando resolveu se alistar nas forças armadas americanas (já tinha tentado anos antes, porém foi recusado pelo exército britânico).

Escreveu então uma carta para o presidente Roosevelt, que continha trechos como o seguinte: “sou apenas um de muitos, mas posso prestar serviço a essa grande causa”. Finalmente, o FBI o liberou e ele se juntou à Marinha dos EUA. William serviu como farmacêutico lutando no cenário do Pacífico, bem longe de seu tio. 

Quando a guerra terminou, decidiu mudar seu nome para William Patrick Stuart-Houston. Casou-se e teve 4 filhos, vivendo uma vida sossegada em Long Island até morrer, em 1987.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Secret Weapons: technology, science and the race to win World War II - https://amzn.to/2qKDrGQ

Hitler - Caixa - https://amzn.to/2Q6SpBt

A mente de Adolf Hitler: O relatório secreto que investigou a psique do líder da Alemanha nazista - https://amzn.to/2qCL8i5

Os fornos de Hitler: A história de uma sobrevivente de Auschwitz - https://amzn.to/2XdpXj3

Ascensão e queda do Terceiro Reich - https://amzn.to/2NAaLcs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Nazismo Alemanha Adolf Hitler Estados Unidos História Segunda Guerra Era Contemporânea William Hitler

Leia também

O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


A outra vítima do GP de San Marino: A trágica morte de Roland Ratzenberger


Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'