Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Atentado ao Hotel Taj Mahal

Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme

Lançado em 2018, 'Atentado ao Hotel Taj Mahal' narra o chocante ataque terrorista ocorrido em 2008 na cidade de Mumbai, na Índia; entenda!

Éric Moreira Publicado em 23/04/2024, às 19h00 - Atualizado em 02/05/2024, às 19h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Atentado ao Hotel Taj Mahal' (2018) - Reprodução/Imagem Filmes
Cena de 'Atentado ao Hotel Taj Mahal' (2018) - Reprodução/Imagem Filmes

Nas últimas semanas, chegou ao catálogo da Netflix um filme que vem chamando atenção dos assinantes e vem figurando entre as produções mais assistidas de toda a plataforma de streaming: 'Atentado ao Hotel Taj Mahal'. Lançado em 2018, o longa retrata os eventos de um episódio ocorrido 10 anos antes: os atentados de 26 de novembro de 2008 em Mumbai.

"Em 2008, o grupo islâmico Lashkar-e-Taiba executou 12 ataques pela Índia, concentrados principalmente na cidade de Mumbai. Os tiroteios e explosões deixaram 164 mortos e mais de 300 feridos. Durante os ataques terroristas ao famoso hotel Taj Mahal em Mumbai, o renomado chef Hemant Oberoi e o garçom Arjun arriscam suas vidas para proteger as vítimas. Em meio ao caos, um casal de hóspedes se vê forçado a lutar por sobrevivência para salvar a vida de seu filho recém-nascido", explica a sinopse do filme.

Dirigido por Anthony Maras, o filme se concentra nas histórias de hóspedes e funcionários presos dentro do Taj Mahal Palace Hotel durante dias, enquanto tentam escapar de terroristas armados que os perseguem pelos corredores, matando civis aleatoriamente. Como muitos filmes e séries, foram feitas licenças e adaptações para fins narrativos.

Confira a seguir cinco fatos que você precisa saber sobre os verdadeiros atentados de 26 de novembro de 2008 em Mumbai, que inspiraram 'Atentado ao Hotel Taj Mahal':

1. Tempo do cerco

Cena de 'Atentado ao Hotel Taj Mahal' (2018) / Crédito: Reprodução/Imagem Filmes

Durante o filme, vemos como hóspedes e funcionários permanecem presos no hotel, sendo perseguidos por terroristas e assassinos de sangue-frio ao longo de intermináveis dias, enquanto as autoridades acompanham o caso do lado de fora. E por mais chocante que seja, essa descrição do longa se aproxima do que aconteceu na vida real.

Iniciados no dia 26 de novembro, os ataques persistiram até o dia 29, mas não bastasse isso, demorou quase 10 horas para que força de elite contra-terrorista NSG, da Índia, chegasse ao local dos ataques.

Por isso, embora eles não tenham sido deixados por dias à mercê dos terroristas, é verdade que estiveram à própria sorte por um tempo, explica a Time.

+ O homem que confessou, no leito de morte, ser um terrorista procurado por 50 anos;


2. O garçom

Arjun (Dev Patel) em 'Atentado ao Hotel Taj Mahal' / Crédito: Reprodução/Imagem Filmes

Um personagem central na trama de 'Atentado ao Hotel Taj Mahal' é o garçom Arjun, pego no meio dos ataques. Interpretado por Dev Patel, ele é importante por manter os hóspedes do hotel em segurança, para que também pudesse voltar para sua família.

Segundo o próprio Anthony Maras em entrevista à Time, Arjun não existe, mas suas ações foram inspiradas em histórias reais. Em essência, o personagem é uma mistura de duas pessoas.

Primeiro, um garçom do hotel, que pediu aos hóspedes para se esconderem debaixo das mesas e permanecerem com as luzes apagadas durante a invasão. Além disso, outra inspiração foi um segurança desarmado que conseguiu levar dois policiais até a sala de segurança do hotel, que levou à captura dos terroristas.


3. Hóspedes

Zahra, David e Vasili no filme / Crédito: Reprodução/Imagem Filmes

Outros personagens que se destacam no filme são Zahra (Nazanin Boniadi) e David (Armie Hammer), um casal rico hospedado no hotel, e Vasili (Jason Isaacs), um empresário russo. Assim como o garçom, são personagens ficcionais, mas inspirados em pessoas reais.

Zarah e David, no caso, são uma mistura de dois casais: um deles inspirou a cena em que os dois são feitos de reféns pelos terroristas. O outro serviu de inspiração para que os filhos tivessem chances de ter, pelo menos, um dos pais vivos.

Vasili é uma mistura de um rico empresário, que estava hospedado durante os ataques, e um ex-agente das forças especiais.


4. Chef

Chef Hemant Oberoi, interpretado por Anupam Kher e na vida real, respectivamente / Crédito: Reprodução/Imagem Filmes / Reprodução/Vídeo/YouTube/@GulfNewsVideo

Interpretado por Anupam Kher, o chef executivo do hotel, Hemant Oberoi, é um personagem importante na trama, entretanto, ao contrário dos outros já mencionados, é baseado em uma pessoa real.

Permanecendo calmo durante a invasão, o personagem faz tudo que pode para manter os convidados e funcionários seguros, de maneira semelhante ao que o verdadeiro cozinheiro fez.

Seria impossível diferenciar o verdadeiro Hemant Oberoi de outro chef na mesma posição, considerando que ele era uma estrela da culinária indiana na época. Por isso, a decisão foi manter o nome do chef no filme.


5. Funcionários

Cena de 'Atentado ao Hotel Taj Mahal' (2018) / Crédito: Reprodução/Imagem Filmes

Um fato inquestionável sobre o verdadeiro incidente de 2008, é que a coragem dos funcionários do hotel fez deles verdadeiros heróis.

Existem relatos de que funcionários da cozinha salvaram hóspedes de serem baleados, e outros que escaparam, mas decidiram voltar ao hotel para ajudar os hóspedes.

"Eu simplesmente não conseguia acreditar que você teria não um ou dois, mas toda a equipe do Taj Hotel espontaneamente, praticamente em massa, permanecendo para proteger seus hóspedes", contou Anthony Maras em 2019 à Time. "Era algo que eu não conseguia entender. Quem eram essas pessoas e o que as levou a fazer isso?" Ele ainda menciona que foram esses atos extremos de bravura que o inspiraram.