Dom Pedro II, antigo imperador brasileiro em montagem - Imagem por Palácio Itamaraty pelo Wikimedia Commons e Pixabay
Dom Pedro II

O singular doce que conquistou Dom Pedro II, o último imperador

Entenda como os sabores brasileiros encantaram Dom Pedro II

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/07/2022, às 15h00

Dom Pedro II, antigo imperador do Brasil, realizou em 1881 uma impressionante viagem em Minas Gerais, lendo relatos do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, que já havia viajado pela região décadas antes. A aventura durou de 26 de março a 30 de abril de 1881, e foi registrada pelo imperador em seu diário.

No diário de viagens de Dom Pedro II, é possível acompanhar suas considerações pelos lugares em que passou; como as cadeias, onde reclamou da higiene e do cheiro, as escolas, que receberam críticas quanto ao desempenho de professores e alunos, além lugares culturais, como o teatro e apresentações artísticas em outros locais.

Dom Pedro II, antigo imperador do Brasil / Imagem por Palácio Itamaraty pelo Wikimedia Commons

 

Encantamento

No entanto, o que mais chama atenção nos relatos de Dom Pedro II é o encantamento do imperador com a região. Lá, ele escrevia sobre as belezas naturais da paisagem da região da Serra do Caraça — uma das várias que ele visitou durante a viagem —, e descrevia como se sentia ali.

No diário, se vê o encantamento com a beleza da paisagem do local, e ele também menciona a Cascatona, alegando ser "uma das mais belas castatas" que conhecia. 

Cascatona, localizada no Santuário do Caraça, em Minas Gerais / Foto por Bmleite1 pelo Wikimedia Commons

 

Desde que se começa a subir a Serra do Caraça cresce a beleza da paisagem e, do alto, descobre-se vastíssimo horizonte... [...] Uma das mais belas cascatas que eu conheço, que forma lençóis e tanque, e corre depois em fundo vale estreitado pelas montanhas. Nunca admirei lugar mais grandiosamente pitoresco do que este", escreveu Dom Pedro II em seu diário.

A região também é riquíssima em diversidade e riquezas naturais, sendo o Santuário da Caraça localizado no centro de 10 mil hectares de floresta protegida. A vida selvagem ainda conta, também, com cervos, mais de 340 espécies de aves, onças, antas, e o animal símbolo do parque, o lobo-guará, como informado pelo Globo Reporter.

Sabores da região

No entanto, outra coisa que marcou o imperador durante a viagem, foi um banquete servido a ele e sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina. Para ser mais específico, o que conquistou o imperador, conforme repercutido pelo Globo Repórter e a CNN Brasil, foi um doce servido, chamado de 'pudim de gabinete'.

Diferentemente de um pudim tradicional, o pudim de gabinete conta com diversos ingredientes para seu preparo, incluindo muitas frutas locais, o que fez do doce cheio de sabores típicos da região, e acabou agradando muito o imperador.

Além disso, o nome foi dado pois, na falta de uma geladeira, as pessoas o guardavam em um tipo de armário, que era chamado de gabinete.

Pudim de gabinete, doce que conquistou Dom Pedro II em sua viagem à Minas Gerais / Divulgação/YouTube/CNN Viagem e Gastronomia

 

Ele ficava guardado em um armário, com o nome de gabinete, e ficou tão famoso que ficou com o nome do próprio armário: pudim de gabinete", explicou a pesquisadora em gastronomia do Senac-MG, Vanir Maria Fonseca Pedrosa, ao Globo Repórter em 2021. 

O pudim conta com biscoitos Champagne, doce de cidra, doce de banana, doce de mamão, goiabada cascão, passas, frutas cristalizadas, ameixas secas, açúcar, leite, gemas de ovos, uma maçã e raspas de um limão.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

Brasil Minas Gerais curiosidades dom Pedro II doce pudim viagens Serra do Caraça

Leia também

A outra vítima do GP de San Marino: A trágica morte de Roland Ratzenberger


Drogas e morte precoce: o declínio da atriz Dana Plato


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme