Adolf Hitler, Stalin e Leopoldo II em fotos conhecidas - Wikimedia Commons
Entretenimento

Terror e caos: 9 grandes vilões da história mundial

A narrativa humana é marcada por inúmeros conflitos. Os responsáveis (ou envolvidos) por eles geralmente ocupam um lugar infame nos livros e museus

Vinícius Buono Publicado em 10/01/2020, às 09h00

1. Adolf Hitler

Adolf Hitler / Crédito: Wikimedia Commons

 

E dava pra esperar alguém diferente? Hitler foi o líder do Partido Nazista alemão na década de 1930 e suas ações culminaram na Segunda Guerra Mundial, o conflito mais sangrento da história. Foi responsável pelo genocídio de oito milhões de pessoas, em sua maioria judeus.

2. Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte / Crédito: Wikimedia Commons

 

Talvez o mais famoso general da história, o comandante francês deixou a Europa de joelhos no início do século 18, antes de ser derrotado pelo Império Russo e seu mítico e imbatível General Inverno. Foi responsável pela morte de 6 milhões de pessoas durante suas conquistas.

3. Átila, o Huno

Átila, o huno / Crédito: Getty Images

 

A horda dos hunos, o povo comandado por Átila, era implacável. A crueldade e a força bruta com que atacavam inspirava tanto medo que ele entrou para a história sob a simpática alcunha de Flagelo de Deus. De acordo com a historiografia tradicional, foi um dos responsáveis diretos pela queda do Império Romano.

4. Josef Stalin

Josef Stalin / Crédito: Domínio Público/Klimblim

 

O maior ditador da antiga União Soviética transformou o país de economia agrária em uma superpotência em tempo recorde, além de ter vencido a guerra contra Hitler e os nazistas.

Porém, o preço pago por isso foi a vida dos cidadãos do país com o chamado Grande Expurgo, quando Stalin executava ou enviava aqueles que ele considerava como seus opositores (ou traidores da revolução) a campos de trabalho forçado, os gulags. Milhões de pessoas foram mortas dessa forma pelo ditador, com as estimativas mais aceitas ficando entre a casa de 7 e 15 milhões, mas com autores falando até em 60.

5. Ivan, o Terrível

Ivan, czar russo / Crédito: Wikimedia Commons

 

O epíteto não lhe foi dado à toa. O primeiro czar do Império Russo, apesar de ter sido um patrono das artes, tinha episódios de fúria e instabilidade mental e foi num desses que ele matou o próprio filho. Criou, também, uma guarda real cuja função primária era a repressão daqueles que ele julgava como seus inimigos. Foram eles os responsáveis pelo Massacre de Novgorod em 1570.

6. Leopoldo II

Leopoldo II / Crédito: Wikimedia Commons

 

O rei belga ficou famoso por transformar um imenso território no centro da África — chamado de Estado Livre do Congo, hoje República Democrática do Congo — em sua propriedade pessoal. Fez fortuna explorando riquezas como marfim e borracha, submetendo os moradores do local a trabalhos forçados. Caso não atingissem as cotas necessárias, muitos dos trabalhadores eram mortos pelos belgas. As estimativas chegam em 10 milhões de mortos durante o domínio de Leopoldo.

7. Gêngis Khan

Gêngis Khan / Crédito: Wikimedia Commons

 

O maior de todos os imperadores mongóis (também chamados de Cãs ou Khans) foi o grande responsável pelas conquistas que tornaram esse império o maior em terra contígua da história humana. Para tanto, estima-se que ele tenha assassinado cerca de 60 milhões de pessoas. Nem sempre ele é visto como vilão, porém. Na Mongólia, ainda é venerado como um herói.

8. Slobodan Milosevic

Slobodan Milosevic / Crédito: Getty Images

 

O carniceiro dos Balcãs, como ficou conhecido, foi líder da Iugoslávia na década de 1990, mas seus ideais de superioridade sérvia levaram a uma prática de limpeza étnica genocida que culminou com um dos conflitos mais sangrentos da história, a Guerra da Iugoslávia. Foi julgado e condenado pelo Tribunal de Haia por crimes contra a humanidade.

9. Hernán Cortés

Hernán Cortés / Crédito: Wikimedia Commons

 

O conquistador espanhol foi responsável pela queda do Império Asteca usando de táticas e subterfúgios como a doação de roupas infectadas com varíola. Por muito tempo, homens como ele, Pizarro e até Colombo foram vistos como heróis mesmo com o amplo genocídio indígena cometido na colonização.


+Saiba mais sobre estes personagens históricos:

1. Hitler, de Ian Kershaw (2010) - https://amzn.to/2QDo7pT

2. Napoleão: uma Vida, de Vincent Cronin (2014) - https://amzn.to/2QZYVst

3. Os inimigos de Roma: De Aníbal a Átila, o Huno, de Philip Matyszak (2013) - https://amzn.to/303j0Cv

4. Stalin - Boxe, de Dmitri Volkogonov (2017) - https://amzn.to/36Cakpa

5. Ivan O Terrível, de Coleção Folha Grandes Biografias No Cinema (2016) - https://amzn.to/2N91bNa

6. Genocídio no Congo: Leopoldo II, o Imperialismo e o Holocausto Africano ( 1885-1908), de Martinho Milani - https://amzn.to/39OQ5GN

7. Gêngis Khan, de Eduardo Almeida de Araujo (2018) - https://amzn.to/2tOtGZp

8. The Croatian War of Independence: Serbia's War of Conquest Against Croatia and the Defeat of Serbian Imperialism 1991-1995 (Edição Inglês), de Ante Nazor - https://amzn.to/36FZQF4

9. Vida de Hernán Cortés: La espada (Edição Espanhol), de Christian Duverger (2019) - https://amzn.to/35ElWX6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

História Hitler Napoleão Leopoldo II Átila Milosevic Cortés Vilões Amazon

Leia também

O príncipe Harry ainda conseguiria assumir o trono britânico?


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"


30 anos sem Senna: O legado do piloto que virou ídolo nacional


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real