Pancho Villa em um acampamento de insurgentes - Wikimidia Commons
Revolução Mexicana

Pancho Villa, o protagonista da Revolução Mexicana

Nesta data, em 1910, eclodia a revolução popular que mudou a política do país. Um século depois, a vida do líder mexicano ainda é cercada por mitos

Fabiano Onça Publicado em 20/11/2019, às 08h00

Quando o rei Leônidas, líder dos espartanos, finalmente sucumbiu, varado de flechas, diante do gigantesco exército persa nas Termópilas, o destino de seus restos mortais foi pavoroso: a cabeça foi cortada e o corpo, pendurado numa estaca. Com Pancho Villa, o destino foi quase o mesmo.

Morto numa emboscada em 1923, seu cadáver ostentava 150 perfurações de bala. Enterrado, ainda assim seu corpo não teve descanso. Seu túmulo foi violado e sua cabeça, decepada. O que existiria em comum entre os dois homens? Uma obstinada luta por seus ideais, tão ardente, aguerrida e incondicional que provocou em seus inimigos um ódio de igual envergadura.

O caso de Villa, entretanto, foi pior que o de Leônidas. Após sua morte, seus detratores continuaram a combater seu fantasma, passando para o mundo, nas décadas seguintes, a imagem anedótica do pistoleiro mexicano beberrão, um homem cruel, um bandoleiro com postura duvidosa.

Sem dúvida, Pancho Villa era um homem passional. Mas a análise feita pelo historiador mexicano Paco Ignácio Taibo II (idealizador da famosa Semana Negra de Gijón, um festival literário fundado em 1988) finalmente coloca contra a parede os mitos e fantasias que cercam um dos maiores protagonistas da Revolução Mexicana.

Em termos militares, Villa era conhecido por sua engenhosidade. Prova disso é sua fantástica fuga durante a Expedição Punitiva realizada pelo governo americano em 1916, com um contingente de 6 mil homens e oito aviões, liderados pelo general John Pershing. Villa não só despistou os “gringos”, como fugiu do cerco promovido pelo Exército mexicano, que havia se juntado à caçada.

Trem de Tróia

Em outro episódio, Villa demonstrou uma genialidade digna de Ulisses, ao tomar Ciudad Juarez utilizando o mesmo estratagema do cavalo da Guerra de Tróia. Pancho e seus homens queriam entrar na cidade. Assim, interceptaram um trem carregado de carvão que saía de Ciudad Juarez.

Em seguida, obrigaram o maquinista a mandar um telégrafo, dizendo que tropas de Villa haviam bloqueado os trilhos. A central imediatamente mandou o maquinista dar marcha a ré, voltando para Ciudad Juarez. O que os defensores da cidade não imaginavam é que Villa já havia tomado o trem e abarrotado suas tropas dentro dele. Quando deram por si, Villa já havia penetrado na cidade.

Finalmente, o livro desfaz a idéia de um Villa inconsequente. A começar pelo fato de ele ser um declarado abstêmio. Não são poucos os episódios em que o rebelde mexicano destruiu depósitos de bebidas ou mesmo mandou fuzilar oficiais bêbados. Quando governou Chihuahua, seu lema era fechar cantinas e abrir escolas.

Em apenas um mês, Villa tinha aberto 50 escolas em Ciudad Juarez, uma cidade de pouco mais de 40 mil habitantes. Muitos ainda o vêem como um assassino sanguinário. Mas o “centauro do norte”, ao menos com a chegada desta biografia, poderia eventualmente ser alçado ao panteão dos grandes líderes militares da história.


Saiba mais sobre a Revolução Mexicana através de importantes obras

1. A Revolução Mexicana, de Carlos Alberto Sampaio Barbosa - https://amzn.to/2Qv9S6G

2. À Sombra da Revolução Mexicana. História Mexicana Contemporânea. 1910-1989, de Héctor Aguilar Camín - https://amzn.to/35hmu5y

3. A fotografia a serviço de Clio: uma Interpretação da História Visual da Revolução Mexicana (1900-1940), de Carlos Alberto Sampaio Barbosa - https://amzn.to/35aTXP4

4. O Vento das Reformas: Lázaro Cárdenas e a Revolução Mexicana (1934-1940) , de Ival de Assis Cripa 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

México História Tróia Revolução Mexicana Pancho Villa

Leia também

Todo Mundo Odeia o Chris: O erro na série que ninguém percebeu


'Casa de repouso' de 3,5 mil anos é descoberta em deserto no Egito


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Linha Direta: relembre o familicídio da família Gonçalves, tema de novo episódio