- Crédito: Wikimedia Commons
Guerras

Paraguai: A Guerra que evitou a Guerra

Em 1863, o Brasil rompeu relações com a Inglaterra e esteve prestes a declarar guerra, quando outro conflito explodiu

M. R. Terci Publicado em 10/10/2019, às 07h00

Brasil e Inglaterra estiveram muito perto de sair no braço e não foi durante uma partida de futebol. Incidentes com embarcações britânicas na costa do Rio Grande do Sul, quando um navio inglês encalhou e foi saqueado e, meses depois, a prisão de alguns marinheiros britânicos arruaceiros no Rio de Janeiro, conduziram o Império do Brasil e o Reino Unido a um embaraço diplomático de grandes proporções entre os anos de 1862 e 1865.

Um embaixador inglês chamado William Christie, culpou o Brasil por ambos os incidentes e impôs indenização pela carga sumida, além de exigir punição dos militares que prenderam os brigões ingleses. Dom Pedro II se recusou e surgiu a tal Questão Christie, assim nomeada em virtude do empertigado embaixador.

O clima entre os dois países — que já não era dos melhores desde o advento da Lei Bill Aberdeen (1845), que vetava o tráfico de escravos entre África e América e autorizava a marinha britânica a tomar navios com escravos a bordo destinados ao Brasil —, se tornou insuportável.

Com o imperador se negando a cumprir as exigências britânicas, Christie resolveu agir. Em novembro de 1862, cinco navios de guerra da esquadra britânica cercaram o Rio de Janeiro. Eles prenderam cinco navios mercantes brasileiros e exigiram uma indenização de 3200 libras esterlinas.

Dom Pedro II foi a uma corte de mediação internacional e peticionou contra seu ofensor. Contudo, piscou primeiro! Achando que ia perder, nosso imperador resolveu pagar a indenização aos ingleses.

O imperador teve ganho de causa. Exigiu, então, dos ingleses o dinheiro de volta e um pedido de desculpas. Nem um, nem outro. Em 25 de maio de 1863, o Brasil rompeu relações diplomáticas com a Grã-Bretanha e se viu na possibilidade de declarar guerra.

A Guerra do Paraguai estava prestes a eclodir e, interessados em financiar o Império do Brasil nesse conflito de larga escala, os ingleses acabaram aceitando os termos impostos por Dom Pedro II, dando o primeiro passo na reaproximação. E assim se encerrava a Questão Christie, com uma guerra evitando outra.


M.R. Terci é escritor e esteve na legião estrangeira, expoente no gênero fantasia sombria e horror, seus livros mesclam história e o grande cabedal do folclore nacional às tramas autênticas e repletas de criatividade.


Conheça algumas obras do escritor abaixo:

1. Bairro da Cripta - https://amzn.to/2IGtTCH

2. Imperiais de Gran Abuelo - https://amzn.to/2M4oreP

Vale lembrar que os preços e quantidade disponível das obras condizem com os da data de publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Brasil Inglaterra História História do Brasil Guerra do Paraguai William Christie Questão Christie

Leia também

Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Linha Direta: relembre o familicídio da família Gonçalves, tema de novo episódio


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix