Desventuras » Personagem

A suposta e curiosa passagem 'secreta' de D. Pedro I

Em 2011, foi indicado o que imperador teria utilizado túnel para se encontrar com uma de suas amantes

Redação Publicado em 06/02/2022, às 12h00 - Atualizado em 04/03/2022, às 18h18

O imperador Pedro I em retrato
O imperador Pedro I em retrato - Wikimedia Commons / Autor desconhecido

É amplamente difundido que o imperador D. Pedro I tinha amantes, sendo a principal e mais conhecida delas a Marquesa de Santos, Domitila de Castro. O que poucos sabem é que a irmã da paulista, Maria Benedita, baronesa de Sorocaba, também manteve um relacionamento com o imperador e, assim como Titília, recebeu título de nobreza.

"Ela (baronesa de Sorocaba) tinha sua importância, como tantas outras mulheres que passavam nas mãos de dom Pedro durante as gestações de Domitila. Não teve maior impacto em sua vida, a não ser para deixar registrada a força da marquesa, que manda arcabuzar a carruagem da irmã, numa festa na igreja da Glória", disse a historiadora Mary Del Priore em entrevista à Isto É, divulgada em 2012.

Uma descoberta arqueológica realizada há alguns anos nos fundos do terreno em que vivia a Baronesa de Sorocaba, como passou a ser chamada a mulher, trouxe indícios curiosos.

Uma passagem secreta

De acordo com a reportagem, foi encontrada, em 2011, uma curiosa passagem no local onde ficava a casa de Maria Benedita, no bairro da Glória, zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com os pesquisadores, o túnel pode ter sido utilizado pelo casal durante seus encontros.

Maria Benedita, a Baronesa de Sorocaba / Wikimedia Commons / Rmm2

À fonte, o historiador Milton Teixeira revelou que as visitas de Pedro ocorriam com bastante frequência, geralmente ao final das missas na Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, localizada no mesmo bairro.

A suspeita é de que dom Pedro I saía pelos fundos da instituição religiosa por meio de uma escada em espiral que dava para o quintal de uma casa vizinha. Em seguida, entrava em uma trilha de mata até a passagem secreta, a qual terminava na casa de Maria Benedita.

A marquesa de Santos em retrato / Crédito: Wikimedia Commons / Francisco Pedro do Amaral

“A marquesa era muito ciumenta. Provavelmente, para não ser visto e evitar maiores brigas, dom Pedro I usava esse caminho”, declarou Teixeira ao veículo em 2012. Ele ressalta que Domitila chegou até mesmo a cometer uma tentativa de assassinato contra a irmã no dia 23 de agosto de 1827, quando ordenou que um intendente de polícia atirasse em direção à carruagem da baronesa.

A descoberta

A descoberta do vão, que estava coberto por terra e mato, se deu depois de uma prospecção arqueológica realizada no ano de 2011 pela empresa Landmark.

Pedro I e sua esposa Leopoldina em pintura / Crédito: Wikimedia Commons / Arnaud Pallière

Romances simultâneos

Na época, a historiadora Isabel Lustosa, autora do livro “D. Pedro I – Um Herói sem Nenhum Caráter”, apesar de desconhecer o uso da passagem, confirmou que os encontros de Pedro com a baronesa se deram ao mesmo tempo em que o imperador manteve seu relacionamento extraconjugal com Domitila. Ela ressaltou, porém, que a Marquesa de Santos foi uma personalidade muito mais influente na vida do monarca.

Contudo, vale relembrar que Maria Benedita, apesar de ter tido um filho com o imperador e de que o mesmo tenha sido reconhecido em testamento, não teve os mesmos privilégios que a irmã.


Pedro, herói de Portugal

A saga de Dom Pedro I após deixar para trás o trono do Brasil é tema de um episódio do podcast 'Desventuras na História'.

Com narração de Vítor Soares, professor de História e dono do podcast 'História em Meia Hora', o episódio relembra um momento pouco discutido na trajetória do imperador.

Confira abaixo!


+Saiba mais sobre o Brasil Império através de grandes obras disponíveis na Amazon

Pedro: Imperador do Brasil e rei de Portugal, de Eugénio dos Santos (2015) - https://amzn.to/34ySFO6

Leopoldina: a história não contada: A mulher que arquitetou a independência do Brasil, de Paulo Rezzutti (2017) - https://amzn.to/2DsrmJt

Coleção Princesa Isabel: Fotografia do Século XIX , de Bia Correa do Lago e Pedro Correa do Lago (2013) - https://amzn.to/34ue8aO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W