Notícias » Amazônia

'Amazônia, Arqueologia da Floresta' retrata transformações da floresta ao longo de 6 mil anos

Série terá estreia on demand no dia 30 de abril, às 20h, na plataforma do sesctv

Redação Publicado em 25/04/2022, às 16h42

Registro de sambaquis
Registro de sambaquis - Amazônia, Arqueologia da Floresta

A série Amazônia, Arqueologia da Floresta, dirigida por Tatiana Toffoli, ganha sessão especial gratuita de apresentação do primeiro episódio, no dia 28 de abril, quinta-feira, às 20h, no Cinesesc. Produzida pela Elástica Filmes, a obra estreia para todo o Brasil no SescTV, no dia 30 de abril, às 20h.

Dividida em quatro episódios, a série acompanha as pesquisas realizadas no sítio arqueológico Monte Castelo, em Rondônia, conduzida pelo arqueólogo Eduardo Góes Neves.

As escavações foram feitas em parceria com os moradores da aldeia Palhal, da etnia Tupari, e mostra como a Amazônia foi transformada pelos povos indígenas ao longo de 6 mil anos, trazendo uma reflexão sobre como a presença humana ajudou a moldar a floresta Amazônica, tendo sido ocupada e transformada pelos povos que a habitam há milhares de anos.

Integra também as atividades de lançamento da série a live Amazônia - um olhar sobre o tempo, cultura e caminhos para a sustentação do bioma, com a participação do arqueólogo Eduardo Góes Neves, da ecologista Julia Zanin Shimbo e mediação da engenheira ambiental Solange Alboreda.

A partir da provocação Como conhecer mais sobre o ecossistema amazônico e sua dinâmica, os participantes abordam temas como desenvolvimento sustentável, economia, ciência, conceito do bem viver, dentre outros. A live promovida pelo SescTV e o Sesc Ideias acontece dia 26/5, às 16h, no canal do YouTube do SescSP.