Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Parasita

Americano dorme com lente de contato e acorda sem a visão devido a parasita

Jovem foi infectado por parasita, que comeu seu olho direito

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 13/03/2023, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Gedesby por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Gedesby por Pixabay

No dia 19 de dezembro do ano passado, o jovem Mike Krumholz, de 21 anos, perdeu a visão depois de cochilar por 40 minutos usando lentes de contato e ser infectado por um raro parasita carnívoro. Ele, que mora na Flórida, nos Estados Unidos, contou à imprensa que já havia tido infecções oculares por esquecer de retirar as lentes, mas nunca levou a questão tão a sério.

O americano revelou ao jornal Daily Star que usa lentes de contato há sete anos e que, da última vez que as esqueceu, acabou desenvolvendo ceratite. Como explicou o portal de notícias UOL, ele foi diagnosticado com uma inflamação da córnea por Acanthamoeba, um raro parasita devorador de carne, que se alimentou do olho direito de Krumholz.

Minhas lentes de contato ficaram realmente irritadas, como se estivessem flutuando nos meus olhos. Eu as tirei e não havia nada de errado", declarou Mike. "Então, na manhã seguinte, acordei, fui jogar beisebol e tive que tirar as lentes imediatamente. Eu disse aos meus pais: Tenho que ir ao oftalmologista, algo não está certo'."

Impacto no dia a dia

Conforme apurou a fonte, Mike está agora impossibilitado de trabalhar e retomar seus estudos universitários devido à gravidade de sua condição. Ele relatou que tem ficado em total escuridão há mais de 50 dias.

No meu quarto, mantenho as persianas fechadas e todas as luzes apagadas. É muito estranho não poder ver as pessoas. Você não quer que as pessoas se sintam mal por você, mas ao mesmo tempo você quer viver como um jovem de 21 anos que está na faculdade."

O americano, que passou por sete médicos até receber o diagnóstico correto para o problema, também contou que te sentido fortes dores devido à ação do parasita: "Eu não poderia explicar uma dor como essa na minha vida. É como um choque constante, é uma dor constante. Tenho gritado de dor".

Tratamento

Identificado o tipo de infecção, Mike foi submetido a uma terapia fotodinâmica, um procedimento cirúrgico de retalho conjuntival em que os cirurgiões removem a parte branca do olho e a colocam sobre a pupila para tentar combater o parasita. No entanto, o jovem agora não consegue mais enxergar com o olho direito, exceto por uma visão em preto e cinza quando ele pisca, que Krumholz comparou à estática de uma televisão.

A pupila está coberta. Não tenho uma agora, você não pode vê-la. Isso é porque a córnea está muito turva e porque o ampea (parasita) comeu muito dela. Eles disseram [os médicos] que não sou elegível agora para um transplante de olho porque tenho 21 anos", lamentou.