Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Após anúncio de chegada de avião com israelenses, multidão invade aeroporto na Rússia

Multidão reunida em aeroporto tentou barrar chegada de israelenses e judeus

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 30/10/2023, às 09h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Multidão em aeroporto - Divulgação/X
Multidão em aeroporto - Divulgação/X

Um grupo de manifestantes invadiu neste domingo o aeroporto de Makhachkala, capital da república russa do Daguestão, de maioria muçulmana, em resposta ao anúncio de que um avião vindo de Tel Aviv, em Israel, estava prestes a chegar. O tumulto se deu em meio à escalada dos conflitos na Faixa de Gaza, durante a ofensiva israelense contra o grupo Hamas.

As forças de segurança locais prontamente intervieram para conter a situação, mas o incidente levou a Autoridade de Aviação Civil da Rússia a decretar o fechamento temporário do aeroporto, que se estenderá até 6 de novembro.

De acordo com informações veiculadas pelos meios de comunicação Izvetsia e RT, um grupo de pessoas ocupou o teto do terminal e invadiu a pista do aeroporto.

Como destacou o portal O Globo, Vídeos compartilhados no Telegram mostram dezenas de indivíduos forçando a entrada no aeroporto e tentando controlar os veículos que saíam do local. Outros registros retratam as pessoas tentando arrombar portas, ao mesmo tempo em que funcionários faziam esforços para dissuadi-los.

Aeroporto fechado

A Autoridade de Aviação Civil da Rússia informou: "Após a invasão de indivíduos não identificados na área de tráfego, decidiu-se fechar temporariamente o aeroporto para pousos e decolagens." Além disso, destacou que forças de segurança foram despachadas para a área.

As autoridades do Daguestão solicitaram que os manifestantes cessassem suas "ações ilegais" e, posteriormente, anunciaram que, no final do dia, as forças de segurança haviam retomado o "controle" da situação.

O Ministério da Saúde, por meio do Telegram, relatou que pelo menos 10 manifestantes ficaram feridos na ocasião. As autoridades russas também anunciaram que 60 pessoas foram presas.