Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cristina Kirchner

Após condenação, Lula declara solidariedade à Cristina Kirchner

Cristina Kirchner foi acusada de corrupção pela Justiça da Argentina

Redação Publicado em 07/12/2022, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
À esquerda, o presidente eleito, Lula, e à direita, Cristina Kirchner - Getty Images
À esquerda, o presidente eleito, Lula, e à direita, Cristina Kirchner - Getty Images

Nesta quarta-feira, 7, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade à Cristina Kirchner depois que a Justiça da Argentina condenou a vice-presidente por corrupção.

Nas redes sociais, ele escreveu: “Vi sua manifestação de que é vítima de lawfare e sabemos bem aqui no Brasil o quanto essa prática pode causar danos à democracia. Torço por uma justiça imparcial e independente para todos e pelo povo da Argentina”.

Cristinafoi condenada, mas nega as acusações. A pena seria de 6 anos de prisão, contudo, por ter foro privilegiado, a vice-presidente não será presa. O processo pode durar anos, já que ela ainda pode recorrer da sentença em outras instâncias da Justiça, até chegar ao Supremo Tribunal Federal.

Acusação

Ao lado de outros 12 réus, Kirchnerfoi acusada pelo Ministério Público Fiscal da Argentina de ter liderado uma “extraordinária matriz de corrupção”, a armando e administrando. Segundo o portal Cultura, o esquema de desvio de verbas se dava através de concessões de obras públicas na província de Santa Cruz.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!