Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Asteroide entra na atmosfera terrestre e chama atenção no Reino Unido e França

Asteroide, chamado SAR2667, entrou na atmosfera terrestre na madrugada desta segunda-feira, 13, até que explodiu no céu; veja vídeo!

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 13/02/2023, às 08h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de vídeo em que é possível observar asteroide caindo e explodindo - Reprodução/Vídeo
Cena de vídeo em que é possível observar asteroide caindo e explodindo - Reprodução/Vídeo

Na madrugada desta segunda-feira, 13, um clarão no céu chamou atenção em partes do Reino Unido e da França. Ele, por sua vez, foi causado pela entrada de um pequeno asteroide na atmosfera terrestre, tendo este sofrido um efeito semelhante ao de estrelas cadentes e, por fim, explodido.

De acordo com o g1, o fragmento espacial explodiu depois de entrar na Terra, pelo Canal da Mancha, por volta de meia noite, no horário de Brasília.

Além do mais, embora seja consideravelmente comum o registro de queda de asteroides no planeta — sendo o do tipo desta madrugada normal de se aparecer por diversas vezes ao ano —, esse possui um diferencial: ele foi identificado antes mesmo de ter brilhado nos céus do velho continente, de forma que alguns entusiastas já estavam preparados para registrar o acontecimento.

Vídeo

Como já haviam algumas pessoas avisadas sobre a entrada do asteroide, vídeos se popularizaram nesta madrugada de diferentes registros de sua queda.

"ATENÇÃO! Espera-se que um pequeno asteróide impacte com segurança o canal francês-inglês em aproximadamente 4 horas, 03:00:03 UT de amanhã. O tamanho do objeto é de aproximadamente 1 metro e deve parecer tão brilhante quanto a Lua momentaneamente ao entrar na atmosfera", alertou o astrofotógrafo amador identificado como Tom Williams em seu Twitter. Confira publicação e vídeo em resposta: